DestaquesEsportes

Rodada final do Brasileirão tem Palmeiras campeão pela 12° vez e o Santos rebaixado para a Série B

O Palmeiras empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro na noite dessa quarta-feira (06), no Mineirão, pela 38° rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Endrick para o Verdão e Nikão pata a Raposa.

O Palmeiras já estava praticamente campeão desde a rodada passada, mas dentro da matemática ainda podia perder o título para o Atlético-MG, caso perdesse e o Galo tirasse a diferença de oito gols do saldo.

Com o empate, o Verdão foi aos 70 pontos e, por si só, já assegurou qualquer tipo de zebra. Para completar, o Atlético-MG perdeu o jogo dessa última rodada para o Bahia por 4 a 1 na Arena Fonte Nova.

A derrota custou o segundo lugar na tabela ao Galo, que acabou ultrapassado pelo Grêmio, 66 contra 68 pontos. Isso porque os gaúchos venceram o Fluminense por 3 a 2 no Maracanã.

Flamengo, Botafogo e Bragantino completam os times que vão para a Copa Libertadores da América, porém, os dois últimos vão ter que passar pela fase pré. São Paulo, campeão da Copa do Brasil, e o Fluminense, atual campeão da Libertadores, também estão confirmados.

Rebaixados

Essa última rodada também decretou os quatro rebaixados pára a segunda divisão nacional. América-MG, Coritiba e Goiás já tinha caído na rodada anterior e o último clube foi o Santos.

O Peixe começou a rodada em 15° lugar e para ser rebaixado precisava de uma série de combinações de resultados, e foi justamente isso que aconteceu. Primeiro o próprio time perdeu por 3 a 1 para o Fortaleza em plena Vila Belmiro.

Depois, o Vasco, que era o 16°, venceu o Bragantino por 2 a 1 no Estádio São Januário. Para completar, o Bahia, que era o 17° colocado e primeiro time dentro da zona de rebaixamento, goleou o Atlético-MG por 4 a 1.

Dessa forma, o Santos acabou sendo o único dos três que não pontuou. O Peixe somou 43 pontos contra 44 do Bahia e 45 do Vasco. Essa é a primeira vez que o Peixe jogará a Série B.