destaques direitaEsportes

SERC desiste do Estadual e Série B terá vaga extra este ano para a elite do futebol de MS

A SERC, clube de futebol de Chapadão do Sul, não deverá disputar a primeira divisão do Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol no próximo ano. O anúncio foi dito pela diretoria do time nessa última semana, que pediu o afastamento da competição mais importante da modalidade no estado.

Diante da desistência, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) adiantou que o terceiro colocado na classificação final do Campeonato Estadual Série B, que está acontecendo nesse segundo semestre, também vai ser promovido para a primeira divisão – até então, somente o campeão e o vice tinham a vaga na elite.

Conforme a entidade responsável pela organização do futebol profissional, uma reunião com os representantes dos times da segundona definiu o critério técnico do acesso extra. Dessa forma, será computada a campanha da semifinal entre os eliminados, com os critérios de desempate que já constam no regulamento.

Em caso de igualdade de pontos entre os eliminados na semifinal, vai ser usado o número de vitórias. Se mesmo assim continuar a igualdade dos times, a vaga será definida pelo saldo de gols e, se ainda for necessário, também o número de gols marcados. Por último, a campanha na primeira fase poderá ser o desempate determinante.

A primeira fase da Série B termina neste domingo (26), porém, todos os quatro semifinalistas já estão definidos, sendo eles: Portuguesa (Campo Grande, Corumbaense (Corumbá), Náutico (Campo Grande) e Águia Negra (Rio Brilhante). Nessa última rodada, serão disputados três jogos, ambos a partir das 15 horas.

Veja os jogos da última rodada:

  • Misto x Corumbaense (Estádio Madrugadão, em Três Lagoas)
  • Águia Negra x Náutico (Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante)
  • Portuguesa x União ABC (Estádio Sotero Zárate, em Sidrolândia)

Por enquanto, o líder da competição é a Portuguesa, com 10 pontos, da mesma forma que a Corumbaense, que fica atrás no critério de desempate, sendo que o time da Capital tem nove gols de saldo contra apenas dois do Carijó. Na sequência, estão o Náutico e o Águia Negra, também empatados com nove pontos. Fora da zona de classificação, estão São Gabriel, em quinto com sete, União-ABC, com três, e Misto, com dois, na última colocação.

O chaveamento determina que o primeiro colocado vai encarar o quarto, enquanto o segundo pega o terceiro, em jogos de ida e volta.