Campo Grande se filia ao ICLEI e reafirma compromisso com o Desenvolvimento Urbano Sustentável
Campo Grande se filiou ao ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade na tarde desta sexta-feira (10). A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, assinou o ato de filiação e com isso o Município passa a integrar a Rede Global de Governos Comprometidos com o Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Além da filiação ao ICLEI, durante o evento também foi assinado o Decreto “PE” que irá nomear os componentes do Comitê de Enfrentamento as Mudanças Climáticas (COMEC), que foi instituído por meio do Decreto n. 15.699, de 6 de outubro de 2023, cuja finalidade é promover, estimular e planejar ações voltadas a mitigação das ocorrências de eventos climáticos, bem como o intercâmbio de informações relacionados às mudanças climáticas no município.
A prefeita Adriane Lopes enfatizou que a Prefeitura está integrando políticas públicas para avançar em desenvolvimento urbano e sustentável. “Nós estamos vivenciando um momento de avanço, de desenvolvimento econômico sustentável. Estamos integrando todas as políticas públicas e serviços da Prefeitura, para podermos ter o desenvolvimento urbano sustentável. Para reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade, um dos principais pilares da nossa gestão, nos filiamos ao ICLEI, e assim, nossas equipes de servidores estarão ainda mais preparadas para este avanço que Campo Grande está vivenciando, e nós queremos avançar com sustentabilidade. Ao nos filiarmos ao ICLEI, inserimos Campo Grande em uma rede global de governos comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável”, destacou a chefe do Executivo Municipal.
“A filiação da cidade de Campo Grande é de extrema relevância para a atuação do ICLEI Brasil, uma vez que a capital do Mato Grosso do Sul se junta a um grupo seleto de cidades na Região Centro Oeste filiadas ao ICLEI. O que demostra a proeminência de Campo Grande na pauta ambiental, deste modo a cooperação junto ao ICLEI corrobora para que a cidade siga avançando rumo ao desenvolvimento urbano sustentável, ambientalmente responsável e socialmente inclusivo”, afirma a Coordenadora de Relações Institucionais e advocacy do ICLEI Brasil, Ana Wernke.
“É uma grande alegria formalizar a nossa filiação ao ICLEI, desejo antigo nosso que está se concretizando, especialmente por participar de eventos com o ICLEI no Brasil inteiro, que trata dessa temática ambiental e da transversalidade dela com as demais políticas setoriais dos governos. Essa filiação demonstra o compromisso da gestão com as pessoas, visto que o enfrentamento às mudanças climáticas é a agenda que está em pauta em todas as esferas”, pontua a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues.
“O enfrentamento às mudanças climáticas é a temática do mundo todo e Campo Grande já vem trabalhando nisso, além de reconhecer a importância do assunto. Hoje demos mais um passo neste e sentido e agrademos pela oportunidade”, diz a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Katia Silene Sarturi Warde.
Sobre o ICLEI
O ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives) é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciam as políticas de sustentabilidade e impulsionam a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.
A rede conta com especialistas que trabalham juntos com os governos, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.
O que é o COMEC
O COMEC é um órgão colegiado, de caráter consultivo, propositivo e de assessoramento, visando subsidiar a implementação de instrumentos municipais de gestão relacionados as mudanças climáticas, de forma transversal às políticas públicas e articuladas com os órgãos e entidades que o compõem, em consonância com as disposições contidas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA).
O COMEC é composto por 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal, Poder Executivo Estadual e colegiados que contribuirão para a elaboração de estudos visando à implementação de planos, programas, projetos e ações relacionados ao planejamento ambiental voltados ao enfrentamento às mudanças climáticas.