Política

PL cria a Rota do Vinho de MS para apoiar, estimular e fortalecer a produção

Os distritos de Palmeiras, Piraputanga e Camisão, localizados entre os municípios de Aquidauana e Dois Irmão do Buriti, poderão sediar uma rota turística que irá retratar e divulgar a produção do vinho sul-mato-grossense.

A iniciativa consta em um Projeto de Lei (PL 313/2023,) apresentado na sessão ordinária dessa terça-feira (07) da Assembleia Legislativa (ALEMS). A proposta institui a Rota Turística do Vinho.

Conforme consta, a rota será voltada para os segmentos de turismo cultural, gastronômico e histórico. Entre os objetivos está a ampliação do desenvolvimento sustentável e do potencial turístico do Estado.

Além disso, também defende a implantação de mecanismos de educação ambiental e o incentivo aos empreendimentos turísticos, à organização produtiva da vitivinicultura local, gastronomia e geração de novas fontes de emprego e renda.

Autor da proposta, o deputado estadual Rafael Tavares (PRTB) disse que o PL incentiva a produção de vinho na região, que hoje já possui vitivinicultura.

“O roteiro é composto por vinícolas, restaurantes, pousadas e museus nas cidades reconhecidas pelo empreendedorismo e pela vocação turístico-gastronômica. O turista pode então vivenciar uma intensa experiência pelos sabores, paisagens e sensações proporcionadas por sua beleza”, justificou.