Valor do passe de ônibus no Dia dos Finados será de R$ 1,75 no cartão eletrônico
Uma das datas mais movimentadas do ano em Campo Grande, o Dia dos Finados (02 de Novembro), terá um esquema especial no transporte público. O Consórcio Guaicurus, coletivo de empresas de viação que administram o sistema, deverá colocar em circulação um reforço de ônibus para atender a demanda de quem vai aos cemitérios.
A expectativa da Prefeitura de Campo Grande é que pelo menos 30 mil pessoas passem pelos cemitérios públicos e privados, repetindo a marca do ano passado. Dessa maneira, as linhas 051, 061, 070, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 515, 517, 520, 522, 101, 110, 115, 302, 319, 408 e 416 seguirão um horário de funcionamento similar ao dos sábados.
Serão adicionadas três novas linhas para atender aos cemitérios do Pênfigo, Santo Amaro e Santa Carmélia, que são as linhas 318, 400 e 403. Outro ponto importante é que a tarifa do ônibus será 60% mais barata. Os usuários portadores do Smart Card/Cartão Cidadão vão pagar R$ 1,75. A tarifa diferenciada é exclusiva para essa modalidade, não abrangendo o PegFácil.
Ainda segundo a Prefeitura, será reforçada a fiscalização, com o objetivo de supervisionar, orientar e regular o trânsito nos cemitérios, garantindo maior segurança e fluidez. O gerente de Fiscalização no Trânsito da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Guarini, informa que haverá equipes móveis nos cemitérios.
Especificiamente no Cemitério Santo Amaro, que tem um alto fluxo de visitantes por ser o maior da cidade, o trabalho será reforçado com equipe de prontidão no local. No Cemitério do Cruzeiro, que é o segundo maior, o trânsito será organizado com a ajuda da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Com relação a limpeza dos cemitérios públicos, o Município já está providenciando o ordenamento dos espaços. Os visitantes vão encontrar banheiros conservados, mas como o número de pessoas que passarão pelos cemitérios será grande no Dia dos Finados, serão instalados banheiros químicos.
Marcelo Fonseca, diretor de Cemitérios Públicos, orienta as pessoas com dificuldade de locomoção, como os cadeirantes, que antecipem a ida aos cemitérios, pois no dia 2 não será permitida a entrada de veículos dentro dos locais e, no Santo Amaro, a Avenida Presidente Vargas estará interditado no trecho em frente.
Na última sexta-feira, a prefeita esteve no cemitério Santo Amaro acompanhando o mutirão. “Tivemos uma chuva forte em Campo Grande (no dia anterior), trouxe vários prejuízos para a cidade. Aqui no cemitério Santo Amaro, o muro caiu, mas nós estamos aqui avaliando para trazer uma resposta rápida”, disse ele.
Por causa das altas temperaturas, a Prefeitura antecipou a abertura dos cemitérios para às 6h no Dia dos Finados. O fechamento continua sendo às 17h. Quem quiser antecipar as visitas o horário em que os cemitérios municipais ficam abertos é das 7h às 17h durante os dias da semana.