CapitalDestaques

Gratuidade do transporte público para quem for fazer o Enem requer cadastro e prazo vence no dia 31

Estudantes que forem realizar as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) no próximo mês devem se atentar ao prazo estabelecido pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para terem direito a gratuidade do transporte público.

O pedido de isenção do passe deve ser feito até o dia 31 de outubro para quem for precisar do benefício no primeiro domingo da prova, dia 05 de novembro, já para quem for utilizar no segundo domingo da aplicação, dia 12, o prazo será de até cinco dias úteis antes da data.

Para conseguir o direito da gratuidade, os usuários deverão acessar esse link: www.consorcioguaicurus.com.br/servico/gratuidades/ e realizar o cadastramento. A isenção dá direito a duas passagens gratuitas, que correspondem ao trajeto de ida e da volta.

É necessário apresentar os seguintes documentos: cópia comprovante de inscrição do exame; cópia frente e verso do cartão de transporte (cartão estudantil vigente ou cartão cidadão) vinculado ao CPF do candidato; cópia frente e verso do documento de identidade; número do WhatsApp ou e-mail para comunicação do resultado da análise do benefício.

Lei

O passe gratuito foi assegurado através do Decreto nº 15.718, que garante o beneficio ao transporte público nos dias de realização do Enem e dos vestibulares de universidades públicas com provas realizadas no município.

O decreto foi assinado pela prefeita Adriane Lopes e publicado no Diário Oficial (Diogrande) do dia 20 de outubro. O benefício é exclusivo para os estudantes residentes no município de Campo Grande.

A utilização do benefício concedido terá caráter pessoal e intransferível. A gratuidade fica entendida como, para cada dia de exame, um passe gratuito de ida e outro de volta (duas viagens diárias) para o trajeto residência/exame/residência.