Avenida Senador Antônio Mendes Canale recebe reordenamento viário
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), realiza em parceria com a MRV e através da mitigação, ferramenta crucial no planejamento urbano prevista na Lei de Ordenamento do Uso do Solo e da Ocupação do Solo, resultante do Estudo de Impacto de Vizinhança de um empreendimento imobiliário, o reordenamento viário da região da Avenida Senador Antônio Mendes Canale.
O projeto proposto tem como objetivo ordenar os retornos para minimizar as infrações cometidas pelos condutores que, para diminuir seus trajetos, realizam manobras indevidas. Além disso, busca facilitar as entradas e saídas de todos os moradores que residem nos condomínios dessa via.
A diretora adjunta da Agetran, Andrea Figueiredo, destaca que essa obra proporcionará mais segurança para o trânsito local. “A mitigação tem o propósito de reduzir o grande volume de tráfego gerado pelos empreendimentos instalados na avenida”, explica.
A controladora de acesso de um dos condomínios, Marli Silva Valois, 23 anos, relata que o reordenamento é extremamente importante para o trânsito na região, já que todos os dias ocorrem conversões indevidas. “As pessoas entram na contramão para acessar o retorno atual em alta velocidade. Não são apenas moradores, entregadores, visitantes, mas também motoristas fazendo a conversão errada”.
Para o motoentregador, Wesley Costa, 22 anos, o reordenamento será excelente. “Para quem segue rumo ao centro ou precisa acessar a região do Lago do Amor, é necessário fazer o retorno entrando pelo bairro ou na rotatória da Coca-Cola. Esse reordenamento vai facilitar muito a vida do condutor”, explica.
Já a moradora, Janece Maria Schwaab, 63 anos, acredita que a reforma trará maior acessibilidade e reduzirá os transtornos. “Ficará bem mais fácil e confortável o acesso ao condomínio. Atualmente, o retorno está bem próximo à curva, o que é complicado, já que muitos veículos vêm em alta velocidade”, reforça.
Por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança, os equipamentos de saúde, educação, assistência, parques e praças podem receber as mitigações necessárias, executadas pelo empreendedor responsável.
Esse reordenamento será executado em três etapas, conforme o cronograma aprovado pelo órgão de trânsito. As etapas 01 e 02 serão realizadas no trecho composto por três intervenções em frente ao condomínio Residencial Castelo de Luxemburgo. Já a etapa 03 refere-se ao acesso para o início das obras do empreendimento Residencial Castelo de Algarve.