CapitalDestaques

Avenida Senador Antônio Mendes Canale recebe reordenamento viário

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), realiza em parceria com a MRV e através da mitigação, ferramenta crucial no planejamento urbano prevista na Lei de Ordenamento do Uso do Solo e da Ocupação do Solo, resultante do Estudo de Impacto de Vizinhança de um empreendimento imobiliário, o reordenamento viário da região da Avenida Senador Antônio Mendes Canale.

O projeto proposto tem como objetivo ordenar os retornos para minimizar as infrações cometidas pelos condutores que, para diminuir seus trajetos, realizam manobras indevidas. Além disso, busca facilitar as entradas e saídas de todos os moradores que residem nos condomínios dessa via.

A diretora adjunta da Agetran, Andrea Figueiredo, destaca que essa obra proporcionará mais segurança para o trânsito local. “A mitigação tem o propósito de reduzir o grande volume de tráfego gerado pelos empreendimentos instalados na avenida”, explica.

Avenida Senador Antônio Mendes Canale recebe reordenamento viário

A controladora de acesso de um dos condomínios, Marli Silva Valois, 23 anos, relata que o reordenamento é extremamente importante para o trânsito na região, já que todos os dias ocorrem conversões indevidas. “As pessoas entram na contramão para acessar o retorno atual em alta velocidade. Não são apenas moradores, entregadores, visitantes, mas também motoristas fazendo a conversão errada”.

Para o motoentregador, Wesley Costa, 22 anos, o reordenamento será excelente. “Para quem segue rumo ao centro ou precisa acessar a região do Lago do Amor, é necessário fazer o retorno entrando pelo bairro ou na rotatória da Coca-Cola. Esse reordenamento vai facilitar muito a vida do condutor”, explica.

Já a moradora, Janece Maria Schwaab, 63 anos, acredita que a reforma trará maior acessibilidade e reduzirá os transtornos. “Ficará bem mais fácil e confortável o acesso ao condomínio. Atualmente, o retorno está bem próximo à curva, o que é complicado, já que muitos veículos vêm em alta velocidade”, reforça.

Avenida Senador Antônio Mendes Canale recebe reordenamento viário

Por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança, os equipamentos de saúde, educação, assistência, parques e praças podem receber as mitigações necessárias, executadas pelo empreendedor responsável.

Esse reordenamento será executado em três etapas, conforme o cronograma aprovado pelo órgão de trânsito. As etapas 01 e 02 serão realizadas no trecho composto por três intervenções em frente ao condomínio Residencial Castelo de Luxemburgo. Já a etapa 03 refere-se ao acesso para o início das obras do empreendimento Residencial Castelo de Algarve.