PT vai oficializar Camila Jara como pré-candidata a prefeita de Campo Grande
O nome da deputada federal Camila Jara como pré-candidata ao cargo de prefeita de Campo Grande pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no pleito de 2024 será apresentado de maneira oficial em uma cerimônia na sede do próprio partido, às 18 horas de quinta-feira (05).
O nome dela já vinha sendo tratado dessa maneira pela imprensa política, entretanto, disputas internas do próprio PT acabaram por promover uma situação de conflito entre as lideranças femininas, que de maneira direta decidiram formar um grupo entre elas para chegar ao consenso final.
Até a realização da plenária do último dia 23 de setembro, o baralho de opções do PT em Campo Grande se limitou a quatro nomes, sendo esses o da deputada federal Camila Jara, da advogada e ex-candidata a governadora Giselle Marques e das professoras Bartolina Catanante e Eugênia Portela.
Porém, a deputada federal sempre esteve como favorita. “Elas mesmo defendem o nome da Camila Jara como melhor alternativa neste momento”, disse à imprensa o presidente do PT, Agamenon Rodrigues do Prado. “Queríamos contar com a presidente nacional Gleisi Hoffmann no lançametno, mas ela foi submetida a um processo de cateterismo e não vai poder comparecer”, completou.
A expectativa é de que, com o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o PT tenha mais força no pleito que se avizinha, recuperando os votos que perdeu ao longo dos últimos anos.
Quem é a Camila Jara?
Camila Jara começou na política a partir de movimentos estudantis, militou pelo Partido dos Trabalhadores, coordenou campanhas de juventude nas eleições de 2014 e 2016, e está à frente de diversos coletivos, como o Elas Podem, cujo intuito é inspirar mulheres e meninas a serem o que quiserem através do desenvolvimento de suas potencialidades.
Atualmente cursando Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a parlamentar é uma das principais lideranças políticas do estado. Única mulher eleita entre os 29 vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, Camila Jara foi a mais jovem e também a mais votada nas eleições de 2020, com 3.470 votos.
Defendendo as bandeiras da redução das desigualdades, a defesa dos direitos das mulheres, das minorias e as causas ambientais. Em seu primeiro mandato como vereadora da Capital Camila Jara é a parlamentar mais atuante da Câmara Municipal, e a que mais propõe e aprova projetos e emendas.
Nas eleições de 2022, foi a única mulher eleita para a bancada de Mato Grosso do Sul na Câmara Federal, a mais jovem do Partido dos Trabalhadores em todo o País e a mais jovem da história do estado. Camila Jara recebeu 56.552 votos. Para ela, a política só faz sentido se for para transformar a vida das pessoas para melhor.