Capital

Distribuição de copos de água reforça hidratação de usuários do Centro POP

Os usuários do Centro POP, localizado na região central de Campo Grande, ganharam um reforço para amenizar o calor que há uma semana, não tem dado trégua. Em parceria com a Águas Guariroba, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) recebeu uma doação de três mil copos de água da concessionária, que serão entregues, nas próximas semanas, no Centro POP, unidade destinada a atender os moradores em situação de rua que recusam o acolhimento em uma das quatro unidades institucionais de acolhimento da Rede de Assistência Social.

A entrega teve início nesta quarta-feira (27) e será feita semanalmente. Os copos de água estão sendo distribuídos aos usuários que buscam pelos serviços sociais oferecidos no espaço, que também dispõem de bebedouros. De acordo com a psicóloga do Centro POP, Sabrina Martins, em média 100 usuários passam pela unidade diariamente. Com o forte calor, a maioria vai em busca de hidratação e pela oportunidade de utilizar o chuveiro para tomar banho.

O secretário de Assistência Social do município, José Mário Antunes, explicou que os copos serão levados apenas para o Centro POP porque o local é um ponto de apoio para os moradores em situação de rua. “É muito importante atender essas pessoas que não aceitam ir para um acolhimento e vindo aqui eles podem se hidratar, tomar banho, lavar roupas e ainda fazer três refeições por dia”, afirmou.

Usuária há anos do Centro POP, Joyce Rodrigues conta que já foi acolhida diversas vezes na UAIFA 1, mas até hoje procura pelos serviços da Assistência Social do município. “Hoje tenho meu canto, mas sempre venho aqui para conversar e pedir auxílio quando preciso. Achei ótima essa ideia de distribuir água porque o sol está muito forte para quem mora na rua”, ressaltou.

Serviços

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) dispõe de profissionais que oferecem orientação individual e grupal e encaminhamentos dos usuários a outros serviços socioassistenciais e para as demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O local também promove acesso a espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação civil, proporcionando endereço institucional para utilização, como referência, do usuário. Os técnicos alimentam também um sistema de registro dos dados de pessoas em situação de rua, permitindo a localização da família, parentes e pessoas de referência, possibilitando um melhor acompanhamento do trabalho social.

Foi em busca de acolhimento que a família do venezuelano José Manuel Ruiz chegou nesta quarta-feira ao Centro POP. Acompanhado pela esposa Niza Patricia Cajamarca e pelo filho de três anos, ele foi atendido pela psicóloga Sabrina Martins que providenciou o encaminhamento da família para uma das quatro unidades de acolhimento da Rede de Assistência Social do município.

“Quando eles chegam sem documentos, mas desejam ficar na cidade, nós fazemos os agendamentos para providenciarem os documentos. Caso a pessoa queira ir embora e não possua documentação, nós orientamos a registrar um boletim de ocorrência porque dessa forma eles podem viajar sem problemas”, explicou.

Também integra o trabalho do Centro POP, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que por meio de suas 11 equipes, atua 24 horas por dia, nos sete dias da semana, realizando abordagens em todas as sete regiões da Capital.

Por meio do Seas, os usuários que aceitam acolhimento são levados ao Centro POP para serem encaminhados a uma unidade de acolhimento. Neste período de calor intenso, as equipes do Seas também estão realizando uma abordagem diferenciada, orientando as pessoas em situação de rua a buscarem o Centro POP, especialmente nos horários de calor intenso ou aceitarem o acolhimento para evitar danos à saúde.

A gerente de Proteção de Média Complexidade, Mayza Reis, disse que as equipes do Seas estão intensificando as abordagens nos pontos da cidade onde há maior incidência de pessoas em situação de rua. “Não podemos realizar nenhum tipo de condução coercitiva ou obrigar que eles aceitem o acolhimento, por isso nossos profissionais, no momento da abordagem, estão falando sobre os riscos do calor excessivo”, ressaltou a gerente.

Para as pessoas que ainda assim recusam o acolhimento nas unidades, as equipes do Seas orientam e fazem o encaminhamento, caso exista o aceite do usuário, ao Centro POP, localizado na Rua Joel Dibo, 255, Centro.

O Serviço Especializado em Abordagem Social realiza atendimento à população de rua por meio de busca ativa e denúncias feitas através dos celulares (67) 99660 6359 e (67) 996601469, disponíveis para a população.

Idosos e crianças

Já nas 26 unidades de Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso onde são oferecidos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os cuidados têm sido redobrados com as crianças e idosos. Nos últimos dias, as atividades físicas foram transferidas para espaços internos e horários onde a temperatura é mais amena.

Nas unidades onde os exercícios ocorrem na área externa, os profissionais buscam uma boa sombra ou optam por atividades na piscina ou brincadeiras com balões de água e banhos com mangueira, como aconteceu no Cras Dom Antônio esta semana. Já no Cras Moema, a equipe adaptou a tradicional brincadeira de queimada com balões de água.

Segundo o superintendente de Proteção Social Básica, Artêmio Versoza, a orientação é para que as equipes fiquem atentas às crianças e idosos, que são mais suscetíveis aos efeitos do calor.