Campo Grande é selecionada para participar da 4ª Jornada de Inovação sobre resíduos sólidos urbanos
Campo Grande foi selecionada nesta segunda-feira (25) para participar da 4ª Jornada de Inovação, que faz parte da iniciativa “Cidades que Transformam”, com proposta que visa à realização de um projeto piloto em quatro setores da coleta seletiva, que irá abranger diversos parcelamentos urbanos de Campo Grande.
Com o objetivo de colher subsídios e implementar medidas que serão futuramente replicadas em todo o perímetro urbano da Capital, a fim de possibilitar o aumento ao índice de adesão à coleta seletiva em Campo Grande, a proposta foi elaborada por uma equipe multidisciplinar, coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), e composta também pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).
“Estamos muito felizes e gratos por termos sido selecionados nesta 4ª Jornada de Inovação, pois entendemos que a nossa participação nos proporciona, não somente, a possibilidade de desenvolver um projeto sólido, consistente, efetivo e importante para os munícipes na temática resíduos sólidos urbanos; como, também, proporcionará capacitação aos nossos servidores, tendo em vista essa oportunidade de aprender com tantos especialistas, e pela troca de experiências com outros municípios e consórcios”, pontua a Diretora de Planejamento e Monitoramento da Planurb, Mariana Massud.
Jornada de Inovação
Durante nove meses, as equipes selecionadas participarão de atividades colaborativas e de aprendizagem, e contarão com o apoio de um time remoto de facilitadores, especialistas e profissionais do setor para desenvolverem uma solução para o desafio apresentado.
O desenvolvimento das soluções será focado em três abordagens complementares e interdependentes: combate à mudança do clima, promoção da coleta seletiva e da inclusão social, e fortalecimento da gestão regionalizada.
Importante destacar que uma equipe poderá ser contemplada com consultoria adicional para implementação da solução até 2024.
Cidades que Transformam
Instituído em 2021, o Cidades que Transformam apoia governos municipais no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam com o alcance das metas previstas na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Realização
A iniciativa é uma realização da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.