Plenária do PT termina sem a definição de quem irá disputar a Prefeitura de Campo Grande em 2024
O evento promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na manhã desse sábado (23), na Câmara Municipal, terminou sem o prometido anúncio de um pré-candidato ao cargo de prefeito de Campo Grande para as eleições de 2024. De concreto, a plenária serviu para reafirmar que os petistas terão uma mulher no centro do palanque eleitoral, faltando agora definir quem será essa pessoa.
O baralho de opções se limitou a quatro nomes, sendo esses o da deputada federal Camila Jara, da advogada e ex-candidata a governadora Giselle Marques e das professoras Bartolina Catanante e Eugênia Portela. Entre esses, Jara carrega o maior apreço popular no momento, além de ter o apoio de diferentes movimentos representativos enquanto que Marques vem de derrota eleitoral.
Elas disseram à imprensa, ao término do evento, que formarão um ‘projeto de mulheres’ e que buscarão pelo consenso. “Ao invés da votação decidimos por construir coletivamente um projeto de unidade, sem anunciar um nome, mas sim a disposição de construir uma nova Campo Grande”, afirmou Giselle Marques.
Já Camila Jara, em tom eleitoral, comentou com os jornalistas que Campo Grande precisa de um projeto de várias vozes. “Nenhuma construção é feita individualmente dentro do partido”, pontuou, acrescentando que “a vontade das quatro [pré-candidatas] foi suprida”.
Dessa forma, a definição de quem irá disputar a prefeitura de Campo Grande pelo PT em 2024 deverá ocorrer somente no final de outubro, quando encerra o prazo de realização das plenárias. A expectativa é de que, com o apoio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o PT tenha mais força no pleito que se avizinha, recuperando os votos que perdeu ao longo dos últimos anos.
Entre os participantes do evento, estavam os deputados estaduais Pedro Kemp, que foi o último candidato a prefeito de Campo Grande pelo PT, em 2020, e Gleice Jane, além da vereadora Luiza Ribeiro. Nomes históricos do partido não compareceram, como o deputado federal Vander Loubet e o deputado estadual Zeca do PT.