Homem morre em MS e suspeita é de que calor intenso tenha provocado mal súbito
O calor intenso dessa sexta-feira (22) pode ter provocado a morte de uma pessoa na cidade de Bataguassu. As informações são da imprensa local, que apontam para o óbito de um homem, de 54 anos, em decorrência de mal súbito.
A vítima, conforme consta, estava carpinando um terreno por volta das 13 horas, em pleno pico do Sol e com a temperatura na casa dos 37ºC, conforme apontou a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Testemunhas encontraram o homem já caído no meio do lote e acionaram o Corpo de Bombeiros, porém, quando a equipe chegou ao local já o encontrou sem vida.
O corpo foi levado para o Hospital Santa Casa, onde foi examinado e a causa do óbito foi um infarto causado por hipertensão arterial sistemática, ou seja, um aumento abrupto da pressão arterial.
A meteorologia reforça que uma grande massa de ar seco e quente se expande e se intensifica sobre o Brasil. Esta massa de ar é associada a presença de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do País.
Saiba como se prevenir:
- Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa;
- Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico – pelo menos duas vezes ao dia;
- Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
- Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam;
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
- Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
- Proteja-se ao máximo do sol