MS tem primeiro caso confirmado de Sarampo; Doença foi contraída em SP
Um homem de 52 anos, morador da cidade de Três Lagoas, foi diagnosticado com Sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Três Lagoas na quarta-feira (04), em nota oficial. Esse é o primeiro caso da doença em Mato Grosso do Sul neste ano.
De acordo com as informações, o sujeito, que não teve a identidade divulgada, esteve recentemente na cidade de Jundiaí (SP) e retornou para Três Lagoas cinco dias após o início do chamado “exantema”, que são as manchas vermelhas e erupções cutâneas típicos da doença.
“Esse período é considerado de não transmissibilidade da doença, como explicam as autoridades da Saúde”, destaca a nota da Prefeitura.
A Secretaria do Estado de Saúde (SES) já acompanhava o caso desde o dia 26 de agosto e afirmou que a única medida de prevenção contra a doença é a vacinação.
Conforme o último balanço da SES, este ano Mato Grosso do Sul registrou 31 suspeitas de Sarampo, sendo que 27 já foram descartadas e quatro ainda estão em investigação. Destes, três casos são de pacientes de Campo Grande.
O Estado de São Paulo está enfrentando um surto de Sarampo, que já vitimou três pessoas esse ano. Em todo o país, forma quatro óbitos decorrentes da doença, o último registro foi na cidade de Pernambuco e matou uma criança de um ano.
Dos 2.753 casos confirmados de Sarampo no país este ano, 98% são em São Paulo, 15 no Rio de Janeiro, 12 em Pernambuco, 7 em Santa Catarina e 3 no Distrito Federal. Os estados de Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí tiveram um caso confirmado.