CapitalDestaques

Com vírus da raiva circulando em Campo Grande, saiba o que fazer se encontrar um morcego

Prefeitura de Campo Grande (MS) emitiu alerta de que 7 morcegos contaminados com o vírus da raiva já foram encontrados na cidade. Desta forma, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforçou que qualquer acidente com animais da espécie deve ser imediatamente comunicado a uma unidade de saúde.

A médica veterinária do CCZ, Maria Aparecida Conche, explicou que morcegos caídos ao chão podem ser sinal de que estão contaminados com alguma doença, entre elas, a raiva.

Caso encontre um morcego, nunca pegue o animal com as mãos desprotegidas. Como o vírus costuma estar em sua pele, devido o hábito de lambeduras nas cavernas e abrigos, qualquer contato é potencialmente contaminante.

O procedimento correto é acionar a Coordenadoria de Controle de Zoonoses, pelo telefone (67) 3313-5000. Caso o expediente já tenha sido encerrado, o animal deve ser isolado até uma equipe estiver disponível para recolhe-lo.

De acordo com o CCZ, a doença em humanos tem alto índice de letalidade, mesmo sendo adequadamente tratada.

Quem tiver qualquer tipo de contato com morcegos, deve procurar imediatamente o pronto socorro mais próximo.

Além disso, o CCZ reforça que animais de estimação precisam ser vacinados contra a raiva. A vacina é gratuita e fica disponível no CCZ, na avenida Senador Filinto Müller, nº 1601, Vila Ipiranga.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794.

O que fazer se encontrar um morcego caído?

  • Vivo ou morto, nunca toque o animal com as mãos desprotegidas
  • Ligue imediatamente para a Coordenadoria de Controle de Zoonoses para uma equipe recolher o animal: (67) 3313-5000