Geraldo Espíndola encerra projeto ‘Nossa Escola Canta’ com show para alunos da EJA
O projeto ‘Nossa Escola Canta’ teve encerramento na noite de terça-feira (12), com show de Geraldo Espíndola para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Escola Municipal Ione Catarina, localizada no Bairro Jardim Noroeste.
O cantor e compositor reconhecido internacionalmente, levou o projeto para sete escolas da periferia de Campo Grande e encerrou o ‘Nossa Escola Canta’ no anfiteatro do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com a presença de 50 estudantes.
Espíndola fala sobre a emoção de levar sua música para os alunos. “Acho essencial fazer isso, a arte é uma importante ferramenta de comunicação e um agente de transformação, levá-la para dentro das escolas, aproximando os alunos desse universo da música e da poesia é de suma importância. O ‘Nossa Escola Canta’ leva informação de que a cultura de Mato Grosso do Sul está viva ainda”.
Ainda segundo o cantor, o projeto distribuiu cartilhas sobre a vida dele, para que os mais jovens conheçam a história da música urbana. “O projeto vai ficar na memória, principalmente aos alunos do 6º ao 9º ano”.
Conforme o diretor da Escola Municipal Ione Catarina, Marcus Fábio Santana, a maioria dos alunos tem acesso apenas à cultura midiática e não conhece a cultura regional. “Ter esse contato com um grande artista reconhecido internacionalmente é de extrema importância, é uma maneira de não deixar a arte morrer”.
João Xavier dos Santos Neto, tem 56 anos e está na fase inicial da EJA, na escola. “Eu nunca estudei na vida, mas conhecimento é sempre bom. Na escola, estou tendo a oportunidade de conhecer um artista como o Geraldo Espíndola e estou muito feliz por isso”.
A aluna Sara Helena da Silva Sampaio, de 18 anos, está no 9º ano e não conhecia a música de Geraldo Espíndola, mas cantou junto a música Vida Cigana, que fez sucesso na voz do Grupo Raça Negra. “Não sabia que essa música foi composta pelo Geraldo Espíndola, que surpresa legal! ”, disse, animada.
O projeto Nossa Escola Canta foi apresentado nas escolas: Irmã Edith Coelho Netto, José Dorileo de Pina, Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, Doutor Plínio Barbosa Martins, Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, Elízio Ramirez Vieira e Professora Eulália Neto Lessa.