Dourados levou à avenida mais de 8 mil pessoas em desfile cívico histórico
A população de Dourados prestigiou o desfile alusívo ao aniversário da Independência do Brasil, celebrado nessa quinta-feira (07), e lotou as ruas centrais e a Praça Antônio João para ver alunos de escolas públicas e particulares, soldados das forças armadas e das policiais, entre outras institituições públicas. O público presente não foi estimado pela organização.
Ao todo, foram 8.120 participantes, 300 veículos e 106 instituições envolvidas, tornando essa edição a maior de toda a história municipal. O desfile começou às 8h e passou pela Avenida Marcelino Pires, do trecho entre as ruas Firmino Vieira de Matos e Doutor Camilo Hermelindo da Silva.
Conforme a programaçao, o desfile foi aberto por militares da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do 28º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro. Em seguida, entraram as equipes da Polícia Militar, com viaturas e cães farejadores. Também desfilaram o Corpo de Bombeiros, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Polícia Civil e a Guarda Municipal.
Além das forças policiais, também percorreram a avenida 73 instituições de ensino, como as escolas municipais e centros de educação infantil, uma escola estadual (E.E. Vereador Moacir Djalma Barros), clubes de escoteiros, Guarda Mirim, secretarias municipais, academias de artes marciais, escolinhas de futebol, instituições religiosas, motoclubes e clube de carros antigos.
Presente no evento, o prefeito de Dourados, Alan Guedes, celebrou a data e a possibilidade de realização do desfile sem interferências. “O clima ajudou, o dia não amanheceu chuvoso, está nublado. A expectativa é de uma grande festa parta celebrar essa data especial”, disse ele ao site local Dourados News.
Também no palanque de autoridades, o presidente da Câmara, vereador Laudir Munaretto (MDB), destacou a importância do evento. “É bastante importante, momento cívico que todos querem participar e eu acredito que o desfile será belíssimo”, comentou, também em entrevista ao site local. O desfile foi encerrado com a participação do Grito dos Excluídos, do Comitê de Defesa Popular.