destaques direitaMunicípios

Dourados registra segundo temporal no intervalo de apenas cinco dias

A cidade de Dourados foi atingida por um forte temporal na tarde dessa segunda-feira (04). É o segundo episódio climático registrado no intervalo de cinco dias e, em ambos os casos, houve destruição.

Dados do Guia Clima da Embrapa apontam que hoje as rajadas de vento chegaram aos 57 km/h, podendo ser ainda mais fortes em outras locidades que não possuem equipamentos de medição.

Vários bairros estão sem energia elétrica, como o Cabeceira Alegre e Jardim Água Boa, também houve queda de árvore ao lado da E.M. Frei Eucario Schmitt, no Jardim dos Estados.

A estação na sede da Embrapa, na BR-163, registrou chuva fraca de apenas 3,2 milímetros enquanto que a estação instalada no campus da UFGD (região leste do município) marcou 7,8 milímetros.

A Prefeitura de Dourados continua com o plantão de atendimento às vítimas do último temporal, na E.E. Vereador Moacir Djalma Barros e reforçou os números da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são 199 e 193, respectivamente, para casos de urgência. 

Estragos do último temporal

Dourados registra segundo temporal no intervalo de apenas cinco dias
Foto: Asscom Dourados

No último dia 30 de agosto, Dourados também foi atingida por um forte temporal que deixou estrados em vários pontos e nesta segunda-feira chegou uma remessa de telhas compradas com recursos da Defesa Civil do Governo do Estado. 

De acordo com informações da Semad (Secretaria Municipal de Administração) foram adquiridas 1.200 telhas de fibrocimento ondulada de 6mm, tamanho 3,00 x 1,06 (sem amianto) e 6.000 parafusos zincados com rosca soberba.

São 180 famílias beneficiadas com os materiais, que já começou a ser distribuído. O valor total foi de R$ 124.620,00. Segundo o levantamento da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), ao menos 220 imóveis precisam de telhas.

O prefeito Alan Guedes, ainda na manhã assinou decreto de emergência em Dourados. Mais de 20 casas foram destelhadas e árvores caíram em várias regiões devido aos ventos que chegaram a 90km/h.

Alerta

Todo o Mato Grosso do Sul está em alerta máximo para a possibilidade de temporais ao longo das próximas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são dois avisos em vigor.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) este cenário de tempo instável ocorre devido a uma passagem rápida de uma frente fria, aliada ao intenso fluxo de calor e umidade no Estado.

Dourados e região podem ter chuva entre 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Ha risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O aviso está classificado na cor laranja, que significa Perigo, e é válido até às 10 horas de terça-feira (05), compreendendo toda a faixa entre o leste, sul, sul-fronteira, centro e Pantanal.