Política

Construtores de sonhos, corretores são homenageados em solenidade na ALEMS

Em cinco décadas atuando na área, Heitor Freire não faz ideia de quantas vezes entregou a chave da casa própria para uma família, mas tem certeza de que a sensação é sempre única. ”É algo inconfundível”, define Heitor, um dos homenageados na noite desta sexta-feira (29) durante sessão solene para entrega da Comenda Ubirajara Roehr, realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Proposta pelo deputado Coronel David (PL), a solenidade é alusiva ao Dia Nacional dos Corretores de Imóveis, celebrado no dia 27 deste mês, e reconhece o trabalho do profissional fundamental em um dos momentos mais importantes da vida de uma pessoa: a concretização do sonho de ter a própria casa.

“Vocês são os construtores de sonhos”, disse o deputado Coronel David, no discurso de abertura do evento, dirigindo-se aos profissionais presentes na sessão. “Os corretores de imóveis são especialistas em transformar sonho em realidade. E todo corretor tem um pouco de economista, administrador, advogado, psicólogo e, até mesmo, de conselheiro matrimonial. Os corretores são privilegiados, pois entram na vida das pessoas em momentos muito especiais, quando os sonhos começam a tomar forma”, acrescentou.

O parlamentar também destacou o esforço empregado pelos corretores para que as pessoas consigam adquirir o imóvel, desafiando, inclusive, a exatidão matemática. “Vocês, corretores, são aqueles que vibram quando a conta fecha e o cliente consegue o imóvel que tanto queria. Também são aqueles que se debruçam sobre os números na tentativa de fazer a matemática entender que aquela casa, aquele apartamento, aquele terreno, precisa caber no orçamento do pretenso comprador”, enalteceu o deputado.

A Comenda Ubirajara Roehr, que tem o nome do primeiro corretor de imóveis de Mato Grosso do Sul, foi instituída pela Resolução 62/2013, de autoria do então deputado Eduardo Rocha, atualmente secretário da Casa Civil do Estado.

Eduardo Rocha, que também foi homenageado, vislumbrou cenário promissor neste e no próximo ano para os corretores de imóveis. “Mato Grosso do Sul está com a economia aquecida e, com certeza, haverá muito trabalho aos corretores de imóveis”, projetou. “Parabéns por tão bonita profissão, que une famílias e realiza sonhos”, felicitou.

Perseverança e paciência, particularidades fundamentais dos corretores

Entre esses realizadores de sonhos, está Heitor Freire, que tem a inscrição número 12 no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 14ª Região/MS (CRECI/MS). Respeitado pelos colegas, Freire falou em nome dos homenageados. “Além de realizarmos sonhos, temos duas particularidades importantes: a perseverança e a paciência. Muitas vezes, levamos meses até concluir um negócio”, disse. Em seu discurso, o corretor, com 50 anos de profissão, também agradeceu a esposa. “Temos 60 anos de convivência alegre. Ela é meu encanto de todos os dias, o meu porto seguro e a minha inspiração constante”, declarou.

Perguntando, em entrevista antes da solenidade, se sabia estimar quantos imóveis já negociou, Heitor Freire admitou não fazer ideia. “Não tem como saber. São inúmeros”, afirmou. No entanto, quanto ao sentimento de realização de sonhos, ele não titubeou: “entregar a chave a uma família é algo inconfundível, é uma satisfação muito grande, porque a gente está ajudando na realização de um dos maiores sonhos de uma pessoa”.

Homenageados

Foram homenageados 25 corretores por diferentes parlamentares. Em ordem alfabética, receberam a honraria: Ana Arminda Garcia dos Santos, Ana Cristina Nogueira Leopoldino, Bernadete Barreto, Bruno Cameschi, Caroline Nogueira Vieira, Claudio Sussumu Oikama, Diogo Merlone Pereira, Edson José Pessoa Sandes, Eduardo Rocha, Emerson Santiani, Geraldo Barbosa de Paiva, Gilson Batista de Souza, Gunther Camilo Aparecido Barros Dias, Heitor Freire, Jovelino Teodoro da Silva, Kely Farias Lima, Luciana de Almeida, Luiz Gomes, Marcondes Flores Belo, Maria Luiza de Almeida Ramires, Pedro Henrique Sifuentes, Renato Proença Brum, Rodrigo Boschetti Medeiros, Suziane Ávalos Oliveira Chaves Rodriges, Vilson de Oliveira Souza e Vinicius Augusto Bergarmo Godoy.

Conquista da regulamentação

A sessão foi alusiva ao Dia Nacional dos Corretores de Imóveis, celebrado no dia 27 de agosto. Foi em 27 de agosto de 1962, com o Decreto Lei 4.116, que a a profissão foi regulamentada. Na ocasião, foi criado seu Conselho Federal e os Conselhos Regionais (CRECI’s).

Em Mato Grosso do Sul, o reforço a esse reconhecimento proporcionado pela regulamentação, manifesta-se na Comenda que tem o nome do primeiro corretor de imóveis do Estado: Ubirajara Roehr. Falecido em 2005, Roehr foi o fundador e primeiro presidente do CRECI/MS. Ele esteve à frente da entidade de 1979 a 1985. Também presidiu Associação Profissional dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso (1977 a 1979), entre outros cargos e funções de destaque na categoria. 

Autoridades

Além do proponente Coronel David, a sessão contou com a presença dos deputados Antonio Vaz (Republicanos), João César Mattogrosso (PSDB), João Henrique (PL), Neno Razuk (PL), Junior Mochi (MDB), Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Roberto Hashioka (União). A deputada Mara Caseiro (PSDB) e do deputado Pedrosssian Neto (PSD), que não puderam comparecer, enviaram representantes. 

A mesa de autoridades contou com a presença do Coronel David, do secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, que representou o governador Eduardo Riedel, da presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis, Luciana Almeida, do presidente do CRECI, Eli Rodrigues, e da presidente da Santa Casa de Campo Grande e corretora de imóveis, Alir Terra Lima.