Projeto de Lei quer reconhecer Campo Grande como a ‘Capital do Agro’
Campo Grande poderá ser reconhecida como a Capital do Agro. Um Projeto de Lei nesse sentido foi apresentado na sessão ordinária dessa quarta-feira (23) da Assembleia Legislativa (ALEMS).
De acordo com a matéria, PL 251/2023, fica conferida à Campo Grande o cognome de Capital do Agro. A proposta leva em consideração o fato de Mato Grosso do Sul ser um dos maiores produtores do País.
Dados da pesquisa de Produção Agrícola Municipal do IBGE apontam que Campo Grande teve um faturamento bruto da produção agrícola de R$ 1,231 bilhão em 2022, com 738.379 toneladas de produtos colhidos em uma área plantada de 161.064 hectares.
Autor da proposta, o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) justificou o PL dizendo que várias capitais brigam para ostentar o título de capital brasileira do agronegócio.
“Nenhuma delas produz e aufere tanto rendimento quanto Campo Grande. Mato Grosso do Sul é o estado brasileiro que mais fatura com a produção agropecuária, que tem mais área plantada e que tem a maior produção em toneladas”, destacou.
Ainda segundo ele, a combinação entre o valor bruto da produção, a produção colhida e a área plantada também faz da Cidade Morena a mais rentável na produção, no comparativo entre as demais capitais brasileiras.
Agora, a matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), em seguida, passa pelas demais Comissões Permanentes até chegar ao plenário para duas sessões de discussão e votação. Sendo aprovado, vai à sanção.