Capitaldestaques direita

Prefeitura realiza eleição dos conselhos regionais na Região do Anhanduizinho

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Sistema Municipal de Planejamento (SMP), coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) realizou na noite desta quinta-feira (17), na Escola Municipal Irene Szukala, no Bairro Aero Rancho, o primeiro dia de eleição das entidades que irão compor os Conselhos Regionais das Regionais Urbanas de Campo Grande, no Biênio 2023-2025.

A primeira assembleia local do pleito eleitoral dos conselhos regionais aconteceu na Região Urbana do Anhanduizinho, e foram eleitas 70 entidades, entre entidades locais: composta por entidades comunitárias, de educação e da saúde, em atividade no bairro; Entidades Regionais e; entidades comunitárias de segurança.

“Este é um momento especial para os Conselheiros Regionais da Região Urbana do Anhanduizinho. Vemos um grande número de pessoas se colocando à disposição para trabalhar pela cidade. Me sinto honrado em fazer parte do conselho, ser presidente de bairro e de estar cumprindo mais um mandato. Estamos aí para mais lutas e vitórias”, pontua o Conselheiro Regional da Região Urbana do Anhanduizinho, Rubens Honorio Alcantara.

“Comecei a participar como convidado das reuniões dos conselhos, e me interessei pelo assunto. Espero poder contribuir ao máximo durante as reuniões com os meus conhecimentos técnicos, contribuindo para a melhoria da sociedade, dando sugestões e apresentando as demandas”, explica o representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Grande, Julio César Oliveira da Silva, que participa do conselho pela primeira vez.

As entidades eleitas terão até cinco dias contados da data da eleição de seu respectivo Conselho Regional para formalizar junto à Coordenação Geral do SMP a indicação de um conselheiro titular e um suplente, contendo nome completo, RG, CPF e comprovante de endereço, sendo vetada a indicação de um mesmo conselheiro para entidades diferentes no mesmo conselho.

Vale lembrar que as entidades eleitas terão até o dia 29 de dezembro de 2023, para atualização cadastral junto ao SMP, na Coordenadoria de Gestão Democrática e Governança Local da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h e 13h às 17h, na Rua Hélio de Castro Maia, 279 – Jardim Paulista.

No dia 21 de agosto é a vez da Região Urbana do Lagoa. A Assembleia local acontecerá às 19h, na Escola Municipal Nagen Jorge Saad, localizada à R. Panambi Vera, 199 – Tijuca.

Os 7 Conselhos Regionais das regiões urbanas de Campo Grande

Desde 1998, os Conselhos Regionais das sete Regiões Urbanas do Município realizam um importante papel na administração pública, à medida que participam e acompanham decisões importantes, como a discussão do Orçamento Municipal. Eles subsidiam a Prefeitura com informações relevantes sobre os bairros, contribuindo para a gestão democrática da cidade.

São eles: Conselho Regional da Região Urbana do Anhanduizinho, Conselho Regional da Região Urbana do Bandeira, Conselho Regional da Região Urbana do Centro, Conselho Regional da Região Urbana do Imbirussu, Conselho Regional da Região Urbana do Lagoa, Conselho Regional da Região Urbana do Prosa e Conselho Regional da Região Urbana do Segredo.

Dada sua relevância, esses colegiados figuram expressamente na composição do Sistema Municipal de Planejamento (SMP), conforme preconiza o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande (PDDUA