Capital

Capital está recebendo hoje o I Fórum de Igualdade de Gênero nas Instituições

Nesta sexta-feira (30), durante todo o dia, magistradas e magistrados, promotoras, defensoras, procuradoras, advogadas, professores, delegadas de polícia e outros integrantes de carreiras jurídicas participarão do I Fórum de Igualdade de Gênero nas Instituições. 

O evento é uma promoção do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do TJMS em parceria com a Associação dos Magistrados de MS (Amamsul), visando o debate da igualdade de gênero e a troca de experiências, em uma demonstração de que a magistratura, com envolvimento de parceiros importantíssimos, participa das mudanças mundiais de comportamento.

Palestrantes e conferencistas reconhecidos nacionalmente estarão em Campo Grande para o Fórum, participando de três painéis em um diálogo necessário e multidisciplinar. A Desa. Elizabete Anache fará a abertura oficial e, a seguir, os participantes terão um bate papo com a juíza Renata Gil, do TJRJ e vice-presidente da AMB. Após, no primeiro painel, Gabriela Manssur, promotora de justiça de São Paulo, proferirá a palestra Igualdade de Gênero nas Instituições, abrindo as discussões com as debatedoras.

Compõem o primeiro painel, além da palestrante, a desembargadora aposentada Maria Isabel de Matos Rocha, que será a presidente de mesa. As debatedoras serão Fabíola Marquetti Sanches Rahim (Procuradora-Geral do Estado), Jaceguara Dantas da Silva (Procuradora de Justiça), juíza Helena Alice Coelho Machado, juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida, Neca Chaves Bumlai (diretora da Insted), Paula da Silva Volpe (promotora de justiça), advogada Rachel Magrini Sanches, juíza federal Raquel Domingues do Amaral, e a advogada Silmara Domingues Araújo Amarilla.

No período vespertino, os trabalhos recomeçam com a juíza Maria Domitila Prado Manssur, do TJSP e da Comissão AMB Mulheres, que abordará a Igualdade de Gênero no Judiciário. Em seguida, a juíza Camila de Melo Mattioli Gusmão Serra Figueiredo fará uma apresentação de projetos institucionais para magistradas pela Amamsul, e as palestras serão retomadas com a médica ginecologista, obstetra e cirurgiã Albertina Duarte Takiuti, que falará sobre Ser Mulher: Sexualidade e Felicidade.

Neste painel a juíza Liliana de Oliveira Monteiro, membro do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do TJMS, presidirá a mesa de trabalho. Como debatedores estarão a advogada Carine Beatriz Giaretta, Daniele de Souza Osório (Defensora Pública Federal), Thaís Dominato Silva Teixeira (Defensora Pública de MS), a advogada Lázara Odete Baraúna Ferreira Salamene e a advogada da União Jerusa Gabriela Ferreira.

Antes do início do terceiro painel, o juiz Mário José Esbalqueiro Jr. compartilhará algumas Reflexões sobre a Mulher no Cárcere. A seguir, a advogada Marina Zanatta Ganzarolli ministrará a palestra sobre Estereótipos de Gênero e Participação Feminina nos Espaços de Poder: Avanços e Desafios. A presidente de mesa será a juíza Jacqueline Machado, que responde pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS.

Como debatedores estarão Aline Gonçalves Sinott Lopes (delegada da Polícia Civil), Ariadne Fátima Cantú (Procuradora de Justiça), Fabiane Ferreira (Juíza do Trabalho), advogada Luciana Branco Vieira, Ludmila Santos Russi de Lacerda (Procuradora do Estado), Mateus Moreira de Oliveira (servidor do TJMS) e Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira (1ª Subdefensora Púbica-Geral de MS). O encerramento será com a juíza Sueli Garcia, diretora social da Amamsul.

O evento será realizado no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmagis), na sede campo da Amamsul na Capital, com apoio da TV Morena, da Faculdade Insted, Sicredi, Instituto de Protesto – IEPTB, Anoreg/MS e Winery Brazil. O I Fórum de Igualdade de Gênero nas Instituições é aberto ao público, mas não haverá entrega de certificado. Os interessados devem confirmar presença no telefone 3314-1304.