Política

Crescente número de mortes por suicídio preocupa deputados

Mato Grosso do Sul está em terceiro lugar no ranking dos estados com maior índice de suicídio no país, atrás de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A informação foi repassada pelo deputado Herculano Borges (Solidariedade), que discursou no grande expediente durante sessão desta quinta-feira (29), para convidar a todos para audiência pública do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio.

O evento está agendado para o dia 2 de setembro, a partir das 8h, no Plenário Júlio Maia com previsão de presença de especialistas ligados às religiões, entidades da sociedade civil e Governo do Estado, que trabalham com a prevenção do suicídio e tratamento da depressão. A audiência proposta por Herculano Borges faz parte de um conjunto de ações nacionais – saiba mais clicando aqui – e será aberta ao público e à imprensa. A Casa de Leis fica no Bloco 9, do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

“A depressão está muito associada a esse número crescente. Segundo a Organização Mundial da Saúde em média 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano. No Brasil são 40 a 50 suicídios por dia e o índice tem crescido entre jovens de cinco a 19 anos. Muito preocupante. Os idosos também, que ficam depressivos, lidam com o abandono, é preciso prevenir. Por isso convido a todos para essa audiência, para tirarmos frentes de trabalho para mais ações de prevenção, por exemplo, auxiliando os familiares de quem se foi”, explicou Herculano Borges.

O deputado Professor Rinaldo (PSDB) concordou. “Suicídio ainda é um tema tabu em nossa sociedade, muitas vezes não é noticiado. Um estender de mão pode ser um grande gesto às pessoas que estão se sentindo mal. Depressão tem que ser tratada. A cada R$ 1 gasto com prevenção em saúde, é comprovado que se economiza muito mais com tratamento”, ressaltou.

Se você precisa de ajuda entre em contato com o CVV, que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188, também por chat e email.