DestaquesPolítica

PL obriga instalação de câmeras de vídeo nas salas de eutanásia do CCZ

As salas de eutanásia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande poderão ter um sistema de videomonitoramento interno instalado de forma obrigatória.

Um Projeto de Lei (PL) nesse sentido está sendo analisado pelos vereadores, inclusive, já foi aprovado em primeira discussão e votação na sessão ordinária da última quinta-feira (15).

De acordo com a proposta da PL 10.813/22, o objetivo é trazer mais transparência ao procedimento e tranquilizar os tutores dos animas que necessitarem deste serviço.

A matéria é de autoria do vereador André Luis (Rede), que também é médico veterinário. Em sua fala, frisou que se for preciso arcará com os custos do sistema de câmeras de segurança para que a lei seja cumprida o quanto antes.

“Com essa medida, teremos a garantia de que o animal será eutanasiado por um médico veterinário, que é o profissional competente para esta função, e poderemos nos certificar de que o animal está sendo anestesiado antes do procedimento, trazendo o máximo de conforto possível neste momento”, justificou o vereador.

O PL está pautado para passar pela segunda dicussão e votação no plenário da Câmara dos Vereadores na sessão ordinária de terça-feira (20). SE for aprovado, segue para a sanção da prefeita Adriane Lopes (Patriota), que também pode decidir por vetar o texto.