DestaquesSaúde

MS confirma mais dois óbitos provocados pela dengue e tem mais de 29 mil casos confirmados

Mato Grosso do Sul confirmou mais duas mortes provocadas pela dengue e, ao mesmo tempo, o óbito de um paciente de 67 anos residente em Paranaíba que tinha sido computado na semana passada foi descartado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES). As informações constam no boletim epidemiológico semanal publicado no final da tarde de ontem (07). Ao todo, desde o início do ano até agora já foram 28 vítimas fatais da doença, além disso, outros 11 óbitos ainda estão em investigação.

Os dois novos pacientes mortos são de Aparecida do Taboado, sendo dois homens de 92 e 77 anos de idade. O primeiro apresentou o início dos sintomas em 28 de março e faleceu no dia seguinte. Já o outro procurou pela unidade de saúde no dia 21 de março, com sintomas da doença, e faleceu no mesmo dia. Ambas as causas da morte só foram confirmadas no dia 06 de junho. A SES não explicou no documento o que aconteceu para a exclusão do caso fatal de Paranaíba do sistema.

Com relação ao número de casos prováveis de dengue, que englobam tantos aqueles que ainda estão em investigação quanto também os que já foram confirmados e ainda os ignorados, houve um aumento de 1.055 notificações no decorrer da última semana, passando a registrar agora 46.832. Desse total, são 29.321 pessoas que já contraíram a doença ao menos uma vez ao longo do ano, aumento de 1.449 casos confirmados.

No ranking das cidades com mais casos positivos de dengue, Campo Grande continua liderando agora com 8.547, sendo 435 casos a mais desde o último boletim epidemiológico. Em segundo lugar está Três Lagoas, com o total de 4.040 casos confirmados, sendo 155 novos exames positivos. Em terceiro lugar aparece Dourados, com 1.075, seguida por Maracaju, que soma 1.031 casos. Essas são as únicas cidades que possuem mais de mil casos positivos.

MS confirma mais dois óbitos provocados pela dengue e tem mais de 29 mil casos confirmados

Ainda conforme os dados do boletim, são 72 cidades com alta incidência de dengue, ou seja, registram mais de 300 casos prováveis para cada grupo de 100 mil habitantes. Outras sete estão com a média incidência, quando são 100 a 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Com dados apenas dos últimos 14 dias, são 14 municípios com alta incidência.

Para ver o boletim epidemiológico na íntegra clique aqui.