DestaquesSaúde

MS tem mais duas mortes provocadas pela dengue e número de casos passa dos 20 mil

Mais duas mortes foram confirmadas pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) como sendo provocadas pela dengue, com isso, o número total de vítimas fatais é de 19 deste o início do ano. Além disso, conforme consta no boletim epidemiológico semanal, divulgado nesta sexta-feira (05), outros 11 óbitos ainda estão sendo investigados e também podem ter sido ocasionados pela doença.

Das novs vítimas fatais registradas, a primeira é uma mulher de 69 anos, residente em Aquidauana e que apresentou o início dos sintomas no dia 11 de abril, falecendo três dias depois. A confirmação para a dengue só saiu no dia 02 de maio. Já a outra morte é de um idoso de 90 anos, de Naviraí, com sintomas iniciados em 18 de abril e a morte ocorrida no dia 27. Com a confirmação em 04 de maio.

O número de casos já confirmados da doença é de 20.160, aumento de 3.359 casos em apenas uma semana. Os chamados casos prováveis, que soma tanto os que já foram confirmados quanto aqueles que ainda estão em investigação, é de 38.204, sendo que foram 3.941 novas notificações no período de sete dias.

São 72 cidades classificadas com alta incidência, que é quando são registrados mais de 300 casos suspeitos de dengue dentro de cada grupo composto por 100 mil habitantes. Outras sete estão com a média incidência, quando existem de 100 a 300 casos para cada 100 mil habitantes. Pela primeira vez nenhuma cidade apareceu na área verde, ou seja, de baixa incidência.

Com relação as cidades que possuem mais casos já confirmados de dengue, Campo Grande continua liderando e agora registra 5.845 pessoas que já contraíram dengue ao menos uma vez neste ano. Foram 1.078 exames positivos computados em apenas uma semana, o que reforça o alerta para a situação epidemiológica.

MS tem mais duas mortes provocadas pela dengue e número de casos passa dos 20 mil

Para ver o boletim epidemiológico na íntegra, clique aqui.