DestaquesPolítica

Rose Modesto é nomeada a nova superintendente do Sudeco

A ex-deputada federal sul-mato-grossense Rose Modesto (União Brasil) foi nomeada nesta terça-feira (02) como a mais nova superintendente Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), que trata do financiamento de projetos para os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. 

A nomeação foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), através de uma Portaria publicada na edição do DOU (Diário Oficial da União) e acontece dois meses depois dela ser indicada pelo partido ao referido cargo, que estava vago.

Rose tem um currículo longo na vida pública, iniciou a trajetória como vereadora de Campo Grande por dois mandatos, de 2019 a 2014, quando foi eleita vice-governadora no primeiro mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB), de 2015 a 2018. Também esteve como secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de 2015 a 2016 e, por último deputada federal de 2019 a 2022.

À Sudeco compete definir objetivos e metas econômicas e sociais para o desenvolvimento sustentável do Centro-Oeste; a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Regional e a formulação de programas e ações de desenvolvimento, em articulação com os demais órgãos do governo federal. A sua área de atuação inclui os estados do Centro-Oeste – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.

Embora aprovada no governo Lula, a recriação da Sudeco foi regulamentada apenas no governo Dilma. A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) voltou a existir em maio de 2011, 21 anos após sua extinção. A nova autarquia é vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

O processo legal de recriação da Sudeco foi iniciado em 2009 quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar n. 129. Já a sua regulamentação aconteceu em 2011, quando a Presidenta Dilma Roussef assinou o decreto presidencial nº 7.471, de 4 de maio de 2011