Citados como profissionais do futuro, digitais influencers recebem Medalha na ALMS
A Assembleia Legislativa homenageou na noite desta quinta-feira (22) os influenciadores digitais que atuam positivamente em Mato Grosso do Sul. A sessão solene foi proposta pelo deputado Lucas de Lima (Solidariedade) e entregou a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo a 22 pessoas.
Em seu discurso, o deputado destacou que essa é uma das profissões do futuro e que, muitas vezes, não recebe a devida importância. “Quando vamos comprar um produto tenho certeza que a maioria primeiro procura na internet opiniões se realmente aquilo funciona, se é bom e é aí que vemos a relevância dos digitais influencers, que vão lá, pesquisam, confirmam se vale a pena, trazem as respostas que buscamos. Essa homenagem é àqueles que se dedicam em estudar, pesquisar e trazer conteúdos de qualidade”, ressaltou o deputado.
Recentes pesquisas apontam que o Brasil está em terceiro lugar no ranking mundial de usuários no Facebook, perdendo apenas para Índia e Estados Unidos e em segundo lugar no ranking do Instagram. Já o YouTube é a rede social mais usadano país. “Eu sou um deputado eleito com a força das redes sociais. É uma nova janela da comunicação que vocês estão sentados. Sintam-se abraçados por essa Casa de Leis”, disse o deputado João Henrique (PL), também presente ao evento, assim como os deputados Renato Câmara (MDB), Marcio Fernandes (MDB) e Evander Vendramini (PP)
Dentre os homenageados estão pessoas de diversas áreas, como o arquiteto e design Luiz Pedro Scalise, que concilia sua profissão com o que publica nas redes. “De certa forma nós projetamos também o nome de Mato Grosso do Sul para o mundo ao influenciar as pessoas digitalmente”, disse. Já Katiusia Gutteres deixou sua carreira no Direito para cuidar do canal Madame Amelia e compartilhar dicas de moda e casa. “Também falo de relacionamento, família e conteúdos para mulheres adultas. Acima de tudo, um influenciador digital tem que primar pela transparência e eu sempre friso a responsabilidade. Não indico uma empresa em que não acredito”, finalizou.
Desde 2015, Fernando Batista posta vídeos e dicas sobre matemática, programação e educação no @cafematica. “A ideia de um canal assim surgiu em conversas durante a graduação e eu tento mesclar esses conteúdos como forma de ajudar os estudantes que vão para o mercado de trabalho e assim sofrerão menos e saem mais bem preparados”, resumiu Fernando.
Com vídeos com mais de 500 mil visualizações no YouTube, o maquiador Antônio Campagna enfatizou que suas publicações vão além da maquiagem. “Eu falo muito sobre autoaceitação, entender que você não deve se maquiar para agradar ninguém ou por obrigação, mas sim porque gosta e se sente bem. Comecei para divulgar meu trabalho e hoje vejo que, despretensiosamente, é mais que isso, é lidar também com assunto sério. Digo a quem está começando que não busque fama, mas sim faça o que goste de fazer”, ponderou Antônio.
Em Mato Grosso do Sul o Dia do Digital Influencer é comemorado anualmente no dia 4 de julho, por força da Lei 5.255/2018. A empresária Sidney Volpe falou que a vantagem das redes sociais é estar aberta a todos os públicos. “Eu sou uma pessoa mais velha e hoje vejo muitos de nós ainda isolados, então as redes vieram para compartilhar, agregar. Eu compartilho a alegria de viver, o valor que temos que dar a nós mesmos e como a idade nos traz esse amor próprio”, considerou Volpe, que tem mais de 106 mil seguidores no Instagram.
Além dos já citados, também foram homenageados: Ulisses Azuil de Almeida Serra, Rodrigo Nascimento, Emanuelle de Oliveira Vitório (Manuh Vitorio), Caio Henrique Romero, Mayara Gaspar (Ficaadicacg), Jessica Pesseti Carmem, Juliana Ascenco de Araújo (Cajuindica), Yara Deckner, Felipe Todesco, Thallison Pérez (Homens com estilo), João Victor Barbosa Claro (Rei das Louras), Rachel Vieira dos Santos (Kelly Aquiles), Janine Antunes Delgado, Maria Clara Cabral Palhano, Yasmim Casadias, Mariana Georges e Gabriela Conci (Bitaconci).