Presente no cotidiano da sociedade, atuação da PMMS tem aprovação acima da média nacional
O trabalho da Polícia Militar está sendo reconhecido pela grande maioria da população sul-mato-grossense, prova disto é que a corporação estadual ficou entre as três mais bem avaliadas de todo o País na pesquisa produzida pelo Instituto Genial/Quaest, que foi divulgada nesta quinta-feira (27).
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) ficou em terceiro lugar no ranking, com a marca de 67% da aprovação dos entrevistados no estudo, que visa avaliar o trabalho das PMs. Em primeiro lugar ficou a corporação de Santa Catarina, com 74% da aprovação local, seguida pela polícia do Ceará, 71%.
Para o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Emerson de Almeida Vicente, a pesquisa reflete a preocupação que a PM vem tendo ao longo de sua história, que é de servir e proteger a sociedade e sempre buscar a prevenção. Além disso, aumenta a responsabilidade de poder entregar uma segurança pública de qualidade.
“A Polícia Militar tem papel de relevância, uma vez que se destaca, também, como força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas”, comentou.
Ainda em sua fala, o coronel reforçou que hoje, além de suas atribuições constitucionais, a PM desempenha várias outras que, direta ou indiretamente, influenciam no cotidiano das pessoas. “Seja atuando, orientando, colaborando com todos os segmentos da comunidade, diminuindo conflitos e gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia”, complementou Almeida.
Nos últimos dias, inclusive, o trabalho policial se mostrou fundamental para a garantia da paz dentro das escolas de Mato Grosso do Sul, que estavam reféns de falsas ameaças compartilhadas nas redes sociais que acabaram por provocar um ambiente de pânico entre os pais e responsáveis. A PM esteve in loco, atuando para garantir a retomada segura dos estudos.
Aprovação ficou acima da média nacional
Ainda de acordo com a pesquisa, a aprovação da polícia de Mato Grosso do Sul pela população local ficou até mesmo acima da média nacional, que foi de 59%. Em todo o País, inclusive, 10% disseram reprovar o trabalho da polícia enquanto que outros 28% não opniram (ficaram neutros).
Além desse quadro, o levantamento indicou que pessoas com maior renda mensal são mais favoráveis a atuação da PM. Entre os que possuem renda alta, a avaliação positiva é de 61% e a negativa é de apenas 10%. Já a aprovação entre os de renda baixa é de 55% e a rejeição ficou em 10%.
Com relação as raças, 55% das pessoas que se disseram negras aprovam o trabalho da PM enquanto que outros 13% consideram negativo. Já entre os brancos e os pardos, 65% aprovam a atuação militar. Entre as faixas-etárias, a população acima dos 60 anos é a que mais confia nos PMs, com 64%, seguida pelos de 16 a 34 anos, com 57%.
Segundo o Instituto, a amostragem foi realizada entre 13 e 16 de abril, sendo entrevistados exatos 2.015 pessoas a partir de 16 anos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais com a apresentação de questionários.