Policial

Vídeos: PMA resgata duas cobras em Dourados e Campo Grande

Duas cobras de espécies diferentes foram resgatadas pela Polícia Militar Ambiental (PMA) entre ontem (17) e hoje (18) nas cidades de Dourados e Campo Grande.

No primeiro caso, o animal silvestre estava dentro de uma escola municipal infantil do bairro Parque do Lago. O diretor, de 53 anos, acionou a equipe, que foi até o local e constatou se tratar de uma jiboia, com dois metros de comprimento.

Para o resgate, foi feito o uso de cambão e gancho, sendo que a cobra foi colocada dentro de uma caixa de contenção apropriada para o transporte em segurança do bicho.

Ainda segundo a PMA, a cobra não apresentava ferimentos e foi solto no seu habitat natural, mas distante da cidade. A jiboia é pacífica e não é peçonhenta e raramente passa de três metros de comprimento.

A espécie se alimenta principalmente de aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes. Engole a presa pela cabeça. Vive nas florestas densas da América do Sul e passa a maior parte do tempo nas árvores.

Veja o video do resgate e da soltura da jiboia:

Já na manhã de hoje, em Campo Grande, a PMA foi acionada por um homem de 44 anos, residente numa chácara situada no início da rodovia estadual MS-040, que disse ter encontrado a serpente no quintal, embaixo de madeiras armazenadas.

A serpente fora acuada pelo cachorro. No local, os militares ambientais identificaram se tratar de uma cobra da espécie cascavel, com aproximadamente 1,5 metro de comprimento.

Ela foi capturada com uso de gancho especial e cambão, também sendo colocada em uma caixa de contenção e será solta em seu habitat natural, distante do perímetro urbano.

Ainda segundo a PMA, as cascavéis são perigosas e tem grande poder de peçonha e veneno potente, mas não são agressivas e fogem rapidamente quando percebem movimentos.

A espécie possui veneno neurotóxico, ou seja, que atua no sistema nervoso, fazendo com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração.

Veja o vídeo do momento em que a cascavel é capturada: