Superlotada, Santa Casa de Campo Grande deixa de receber novos pacientes
A Santa Casa de Campo Grande não está mais recebendo pacientes novos que são enviados pelo sistema de regulação. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (03), conforme nota à imprensa, e leva em consideração o quadro de superlotação do estabelecimento hospitalar.
Na versão da Associação Beneficente de Campo Grande (ABCG), entidade que administra a Santa Casa, atualmente são 24 pacientes na área vermelha do pronto-socorro, cuja capacidade é de 6 leitos. Deste total, 20 estão aguardando vaga na UTI ou enfermaria, quatro deles estão intubados e realizando hemodiálise.
Já na chamada área verde são 43 pacientes, com espaço para apenas seis leitos, sendo que 28 destes estão internados aguardando vaga em outros setores do hospital. Na área pediátrica, 6 pacientes em estado graves estão recebendo atendimento na área vermelha, sendo que 5 deles estão intubados.
“Não temos condições de receber novos pacientes devido ao risco de desassistência. Destacamos que a Santa Casa de Campo Grande tem assumido o seu compromisso de prestar a assistência adequada aos pacientes, mas o cenário que vivemos hoje torna-se um risco iminente”, diz a nota.
Ainda segundo a direção hospitalar, a Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Regional de Medicina e o Ministério Público Estadual (MPMS) foram comunicados sobre a decisão. Procuradas pela reportagem, nenhum desses órgãos públicos se manifestou sobre o caso até a publicação.