Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, estará em Campo Grande a partir desta quinta-feira; veja a agenda!
A ministra da Mulher, Cida Gonçalves, cumpre agenda pública em Campo Grande na quinta (30) e sexta-feira (31). Conhecida por ter iniciada a carreira política em Mato Grosso do Sul, essa será a primeira vez que ela estará no estado desde que assumiu o cargo no Governo Federal, em janeiro deste ano.
Entre os compromissos dela na cidade está a participação em uma audiência pública na Assembleia Legislativa (ALEMS) sobre o feminicídio, violência contra as mulheres e a misoginia. O evento é aberto ao público e tem previsão para começar às 14 horas de quinta-feira, reunindo várias lideranças e autoridades locais.
O Estado é líder em estatísticas de crimes contra a dignidade sexual, como estupros, e também se destaca negativamente em número de feminicídios (quando o assassinato da mulher está ligado à sua condição feminina na relação): são 3,5 assassinatos a cada grupo de 100 mil mulheres, a maior taxa do Brasil.
Antes, ela vai almoçar com a equipe da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadeania), juntamente com a secretaria-adjunta Viviana Luiza, que responde pelas subsecretárias da Mulher, Igualdade Racial, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.
Na sexta-feira (31), agenda continua com um ‘café da manhã’ no Parque dos Poderes, com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e a sua esposa, Mônica Riedel, além de outras autoridades políticas do Estado. Em seguida, vai ao Encontro Estadual de Gestoras, que tem como tema “Somos e Somamos”, e que será realizado no auditório do Bioparque Pantanal.
No período da tarde a ministra faz visita técnica à Casa da Mulher Brasileira, onde inaugura a sala do Imol (Instituto Médico e Odontológico Legal) e irá anunciar a Patrulha Maria da Penha, programa que atende e monitora mulheres em situação de violência com profissionais capacitados e investimento institucional.
Ao término, ela vai até a nova sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que fica na Rua Pedro Celestino, 437, no Centro. O espaço atua no acolhimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico a mulheres em situação de violência, fornecendo orientação e encaminhamentos para serviços da rede de atendimento, em especial nas áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça.
A ministra ainda participa de uma reunião com a prefeita Adriane Lopes (Patriota) e, por fim, se encontrará com colegas petistas na sede do diretório regional, localizado na Rua das Garças, 2320, a partir das 18h30.
Currículo
Cida Gonçalves é especialista em gênero e violência contra mulher e atuou como assessora técnica e política da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher e assessora da Coordenadoria de Atendimento à Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social, Cidadania e Trabalho na gestão do então governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.
Entre 2003 e 2012, atuou como secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Ainda em MS, ela disputou o cargo para vereadora por duas vezes, porém, não conseguiu ser eleita nenhuma vez.