Granada é encontrada em calçada de ponte da Capital
Uma granada foi encontrado abandonada no meio de uma rua na região do bairro Monte Carlo, em Campo Grande, na manhã desta terça-feira (21). O local foi isolado pela Polícia Militar e o robô do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi acionado para recolher o material explosivo.
O artefado foi encontrado na calçada da ponte da Rua Giocondo, na esquina com a Avenida Nelly Martins, próximo a um posto de um combustível. Não há informações sobre quem achou o objeto.
Conforme a PM, se trata de uma granada de mão, sem o pino de acionamento, porém, sem estar detonada. O robô do BOPE já removeu a bomba em segurança e agora este será períciado.
A granada
De acordo com o site do Exército Brasileiro, a granada é uma pequena bomba com um sistema de segurança que garante de quatro a seis segundos de tempo antes de explodir.
As granadas foram inventadas pela China, por volta do ano 1000. Na época, a granada era uma cápsula cheia de pólvora com um pavio por fora. Hoje, o projeto garante o máximo de ferimentos lançando fragmentos de metal que causam lesões parecidas às das balas de um revólver.
O processo de detonação de uma granada de mão começa quando alguém retira o pino de segurança, que destrava o sistema mecânico que faz a arma explodir. Para acionar a granada, o soldado precisa soltar também o gatilho, essa alavanca na parte externa.
Quando o gatilho é solto, um pequeno peso de metal despenca dentro da granada e se choca contra uma base de metal. A batida gera uma faísca no interior da arma.
A faísca acende um pavio, um fio de pólvora que leva de 4 a 6 segundos para queimar. Esse é o tempo que a granada deve viajar no ar até atingir o local da explosão.
Quando o fogo chega à ponta do pavio, as chamas incendeiam o detonador, uma cápsula com combustível inflamável que faz o material da granada – geralmente nitroglicerina – explodir.
Na hora do estouro, os gases da explosão se expandem em alta velocidade. Para aumentar os danos, a bomba quebra a embalagem de metal da granada, lançado dezenas de fragmentos de metal em várias direções.