DestaquesEsportes

Flamengo bate o Vasco e pega o Fluminense na final do Campeonato Carioca

O Flamengo derrotou o Vasco por 3 a 1 neste domingo (19), no Estádio Maracanã, e avançou para a grande final do Campeonato Carioca contra o Fluminense, que havia se classificado ontem ao bater o Volta Redonda por 7 a 0.

Aliás, essa será a quarta vez seguida que Flamengo e Fluminense fazem a final, um feito inédito na história do Estadual. Os dois jogos estão previstos para os dias 2 e 9 de abril.

Ao contrário das semifinais, o time de melhor campanha não terá vantagem de resultados iguais para decidir o título. Neste caso, a definição acontecerá em disputa de pênaltis.

O jogo

O clássico começou com disputa intensa pela posse de bola. O Flamengo fazia uma marcação sob pressão na saída de bola do Vasco. A primeira boa chegada do time rubro-negro foi aos oito minutos. Arrascaeta tocou para Pedro na meia-lua, o camisa 9 limpou a marcação, mas chutou fraco. A bola saiu pela linha de fundo.

Aos 15’, o Mengão abriu o placar no Maraca! Ayrton Lucas avançou pela esquerda, Capasso tentou o desarme, mas a bola sobrou para Pedro, que bateu de primeira para o gol. A bola ainda desviou em Jair antes de entrar: 1 a 0.

Aos 28’, o Vasco deixou tudo igual no clássico. Após escanteio, Capasso conseguiu se antecipar e cabeceou forte para o gol: 1 a 1. Após o empate, o time de São Januário passou a sair mais para o ataque e, consequentemente, dava mais espaços para o Rubro-Negro.

Aos 38’, boa triangulação do ataque rubro-negro. Arrascaeta serviu Pedro, que tocou de primeira para Gabi. O camisa 10 passou um pouco da bola e bateu para o gol. Léo Jardim fez a defesa. Quatro minutos depois, Arrascaeta encheu o pé de fora da área, a bola foi no canto esquerdo do goleiro, que espalmou para escanteio. Num primeiro tempo movimentado, as equipes foram para o intervalo com o empate.

No início da segunda etapa, o Vasco tentou pressionar o time rubro-negro e teve oportunidades para fazer o segundo. Próximo aos 15’, o técnico Vitor Pereira fez uma substituição tripla na equipe. Saíram Gabi, Rodrigo Caio e Cebolinha para as entradas de Everton Ribeiro, Varela e Vidal, respectivamente.

Com as modificações, o time rubro-negro voltou a ficar com a posse de bola e buscava o ataque. Vale lembrar que, com o empate, o Flamengo se classifica para a final por ter vencido o jogo de ida. A apreensão tomava conta da Nação Rubro-Negra no Maraca.

Aos 34’, Matheus França avançou pela esquerda, entrou na área e foi derrubado por Capasso. O árbitro marcou o pênalti. Pedro bateu no canto direito do goleiro e marcou o segundo do Mengão: 2 a 1.

Por muito pouco, o Mais Querido não fez o terceiro aos 39’. Após contra-ataque, Matheus França saiu cara a cara com Léo Jardim, encheu o pé, mas a bola foi em cima do goleiro cruzmaltino. O Garoto do Ninho entrou muito bem no jogo, mostrando personalidade.

Já nos acréscimos, o Mengão sacramentou a classificação para delírio da Nação! Pedro cobrou falta rápido para Ayrton Lucas, que ganhou na velocidade de Capasso e deu um toquezinho com classe por cima do goleiro para marcar o terceiro, carimbando a vaga na final do Cariocão: 3 a 1.