CapitalDestaques

Reformada, Casa do Artesão será entregue neste domingo e vai fomentar o artesanato sul-mato-grossense

Um dos principais pontos turísticos de Campo Grande, a Casa do Artesão, será reaberta ao público neste domingo (19), após passar por uma reforma completa em sua estrutura física que durou um ano e três meses ao custo de R$ 2,5 milhões.

Para marcar a reinauguração, além de homenagens às artesãs Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri, também terá início a exposição Rota Pantaneira e, a partir das 19h, acontece o show de Geraldo Espíndola e Gabriel Sater.

Reformada, Casa do Artesão será entregue neste domingo e vai fomentar o artesanato sul-mato-grossense
Objetos esposts na Casa do Artesão (Foto: FCMS)

A entrega ainda marcará o início das comemorações da Semana do Artesão, que terá fomento, geração de renda, capacitação com foco no empreendedorismo e atividades de interação com o público, como oficinas técnicas de demonstração do fazer artesanal.

O prédio onde fica a Casa do Artesão, no cruzamento da Av. Afonso Pena com a Rua Calógeras, é patrimônio histórico e passou por uma restauração completa nas instalações elétricas e hidros sanitárias, elementos arquitetônicos, banheiros, esquadrias e pintura.

O espaço vai contar com um pequeno café na área externa do pavimento térreo, que ainda vai dispor de um pequeno jardim. Já a cobertura terá as telhas francesas removidas, para o reuso do telhado principal. O prédio contará com laje para abrigar os aparelhos de ar condicionado, que não ficarão aparentes para os visitantes.

Entre outras mudanças no espaço está a readequação da escada para atender as normas de acessibilidade, dispondo de um novo guarda corpo em aço corten e um elevador de acessibilidade, assim como requalificação das calçadas.

Para o diretor presidente da Fundação de Cultura de MS, Max de Freitas, a entrega da Casa do Artesão é emblemática. “Um local histórico que hoje tem mais de 3 mil peças de cerca de 800 artesãos, além de ser um local turístico em nossa capital”, disse.

“A Casa é o ícone do nosso artesanato estadual, somos referência regional, de suma importância para área cultural. Local que tem mais de 40 anos aberto ao público, que gera renda aos artesãos do Estado, para fomentar este setor”, destacou a coordenadora da Casa do Artesão, Eliane Torres.

Veja os vídeos que mostram alguma das peças que estarão expostas na Casa do Artesão:

Um prédio histórico

O prédio onde está a Casa do Artesão foi construída entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquele Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni.

O imóvel foi a primeira sede do Banco do Brasil na cidade, inclusive, o cofre está preservado e é uma das principais atrações do local. Além do banco, o prédio também abrigou comércio e autarquia pública.

Foi somente no dia 1º de setembro de 1975 que passou a ser um local dedicado exclusivamente para o artesanato regional. Após restauração e revitalização, o local foi reinaugurado em 1990 e foi tombado como patrimônio histórico estadual.

A média de visitação na Casa do Artesão é de 400 pessoas por dia, que além da exposição também compram as peças que são expostas pelos artesãos sul-mato-grossenses.

Se você é artesão e quer ter uma de suas peças colocadas à venda no espaço é preciso emitir a Carteira Nacional do Artesão. Em caso de dúvidas pode entrar em contato pelo número: (67) 3316-9107.

A partir de segunda-feira (20), a Casa do Artesão funcionará em horário normal de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados das 8h às 14h.