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Páscoa volta a ganhar atenção dos consumidores em MS e deve movimentar R$ 256,88 milhões

Após apresentar uma queda significativa em 2022, as celebrações da Páscoa e a aquisição do seu principal produto, os tradicionais ovos de chocolate, voltaram a registrar um maior interesse por parte dos consumidores em Mato Grosso do Sul. Para este ano, segundo apontou o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), 60,11% irão promover ou participar de algum ato comemorativo da data e 56,53% irão comprar algum tipo de presente.

Na comparação dos cenários, em 2021 61,80% tinham dito que iriam festejar a Páscoa, o gasto médio naquela época foi apontado como sendo de R$ 183,12. No ano seguinte, marcado por ter sido o primeiro após o auge da pandemia provocada pela Covid-19 e de retomada da economia do País, apenas 43,20% garantiram a celebração da data ao custo de R$ 193,69 (com o reajuste do IPCA). Para esse ano, o gasto médio com os comemorações é de R$ 151,99.

Com relação às compras de presentes, tais como ovos de chocolate, cestas tipo café da manhã e caixas de bombons, houve um aumento no valor gasto ao longo dos últimos três anos. Em 2021 a pesquisa apontou que os consumidores sul-mato-grossenses pagariam em média R$ 125,85, subindo para R$ 133,11 no ano seguinte e agora, em 2023, foi estimado em R$ 144,29. Um aumento de quase R$ 20,00 de lá para cá e que pode ser explicado por conta do aumento no preço dos produtos.

A movimentação financeira da Páscoa também cresceu no Estado, passando de R$ 117.511.782 no ano de 2021 para os atuais R$ 135.717.997 com relação aos gastos oriundos das celebrações e de R$ 101.137.537 para R$ 121.166.751 para com as compras de presentes.

No caso específico de Campo Grande, a Páscoa irá movimentar este ano R$ 42 mil (foram R$ 24 mil em 2021) com a compra dos chocolates e outros R$ 48 mil (R$ 30 mil em 2021) com as festas. A pesquisa apontou que 59,38% pretendem presentear, gastando em média R$ 150,11, e 58,59% irão participar de alguma celebração, gastando em média R$ 175,22.

Em um cenário geral, o movimento do comércio em todo o Mato Grosso do Sul na Páscoa deve ficar em R$ 256,88 milhões. “O consumidor está disposto a ir presencialmente às lojas, conforme resposta de 76,56% deles, sendo um momento para estreitar relacionamento com a clientela, mostrar variedade de produtos e, até mesmo, organizar kits que facilitem o domingo de Páscoa das famílias”, sugere a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.

Entre a preferência da clientela, além do preço competitivo e justo, está um item importante que definirá a compra: o recheio. Para 44% dos entrevistados, a quantidade interna no ovo de páscoa tem muita relevância, bem como o tamanho, para 28% deles. “Como teremos 20,41% dos consumidores dispostos a comprar ovos caseiros, essa informação pode ajudar pequenos e médios empresários a terem um diferencial competitivo. Eles podem investir, tanto em divulgações (redes sociais e outros canais) quanto na apresentação dos seus produtos”, afirma Paulo Maciel, analista técnico do Sebrae/MS.

“É uma data significativa, principalmente, para os supermercados e afins, bem como para quem trabalha com os produtos como ovos de chocolate e peixe, já que 56,53% dos entrevistados disseram que vão comprar ovos ou similares e 60,11% vão comemorar. O empresário tem de ficar atento, pois a pesquisa mostra que o cliente irá fazer pesquisa de preço (75,67%) e querem pagar à vista com desconto em dinheiro ou no débito (66,64%), representando uma ótima oportunidade para gerar fluxo de caixa”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.