MS está em alerta para temporais e meteorologia prevê diminuição das chuvas já neste final de semana
A maior parte de Mato Grosso do Sul está em alerta máximo para a ocorrência de tempestade pelo menos até às 22 horas desta quinta-feira (02). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas de 30 a 60 mm/h ou de até 50 a 100 mm/dia.
Além disso, também podem ter rajadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. O aviso aponta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Apenas a região do Pantanal ficou de fora do alerta, todo o restante do Estado foi notificado sobre o temporal.
Já para a sexta-feira (03) o alerta do Inmet é para chuvas intensas e abrange todos os 79 municipios sul-mato-grossense. A previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h. O alerta é válido até às 10 horas do dia, mas pode ser renovado.
A meteorologia explica que as situações de tempo continuam bastante complicada sobre o estado devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e MS, além da presença de um cavado meteorológico que influencia no aumento da chuva nestes primeiros dias do mês de março.
Para essa quinta-feira, a previsão é de chuva forte para região de Campo Grande, Dourados e região de Ponta Porã. É uma chuva com risco de trovoadas a qualquer momento do dia.
Ainda de acordo com a previsão, a chuva começa a perder força a partir do final de semana, se tornando mais irregular e isolada, especialmente no sábado (04) e no domingo (05).
Mesmo assim, não deixa de chover no estado. O ar quente e úmido favorece a formação das nuvens mais carregadas no decorrer de todo o fim de semana, mais o calorão continua.