DestaquesGeral

Em prévia, Censo Demográfico aponta para mais de 2 milhões de habitantes em MS

Em Mato Grosso do Sul, 192 mil domicílios não participaram da coleta de dados do Censo Demográfico 2022, segundo informou nesta quarta-feira (1º) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), responsável pelo levantamento que irá apontar o total da população brasileira. O trabalho de busca por informações foi encerrado na terça (28).

A prévia aponta que foram encontrados em todo o Estado o total de 1.204.704 residências, o que representa 10,8% a mais do esperado quando o Censo começou a ser produzido, então 1.111.656 domicílios. Ainda segundo o IBGE, foram 2.563.865 moradores registrados e a previsão final é de que o MS atinja a marca de 2.839.188 habitantes.

Com relação aos municípios, nenhum de MS ainda alcançou a marca de 1 milhão de habitantes, sendo Campo Grande a que tem mais pessoas, com 942 mil, seguida por Dourados com 261 mil e Três Lagoas, com 132 mil residentes.

Dentro dos 2,5 milhões de moradores, as mulheres são a grande maioria somando 1.302.183 contra 1.261.682 de homens, ou seja, são 40.501 mulheres a mais que homens em Mato Grosso do Sul. Já a média de pessoas por domicílios ficou em 2,82, ou seja, cada casa possui pelo menos duas pessoas vivendo juntas.

Ainda segundo explicou o IBGE, com o fim da coleta in loco e por telefone dos dados foi iniciada a Etapa de Apuração, sendo que os primeiros resultados do Censo serão divulgados somente no final de abril. Além disso, serão feitas tarefas de apuração e verificação para aferir a qualidade do trabalho da operação censitária.

Os supervisores técnicos podem determinar retornos pontuais aos recenseadores em campo, ou seja, alguns bairros de algumas cidades podem passar por ações de recenseamento para conferência de dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados.