Chuva intensa de mais de 200 mm provoca destruição em Ponta Porã
Ruas destruídas, pontes danificadas e muita sujeira acumulada. Este é o cenário visto na manhã desta sexta-feira (17) em Ponta Porã, após uma chuva intensa que atingiu a região no decorrer da noite de ontem (16) e a madrugada seguinte. Ao todo, foram registrados 236 mm acumulada em 24 horas, quase o dobro do volume esperado para este mês inteiro.
A Prefeitura Municipal já colocou a equipe de trabalho nas ruas para a limpeza e avaliação dos estragos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros chegaram a resgatar diversas famílias e até mesmo um carro foi arrastado pela força da enxurrada. Em uma rua, todo o asfalto foi arrancado e quebrado.
Os bairros mais atingidos pela chuva foram o Vila Áurea e o Estoril, onde passa o Rio São João Mirim, que chegou a transbordar alagando diversas casas e até mesmo promovendo o desmoronamento da cabeceira da ponte da Rua México. O local precisou ser interditado para o trânsito de veículo e não há previsão para a liberação.
Ainda segundo a Prefeitura, o excesso de água gerou estragos em vários pontos da cidade, especialmente nos bairros mais afastados do centro. Sobre isso, a solução definitiva do problema serão as redes de drenagem, que já começaram a ser implantadas na Linha Internacional de Fronteira com o Paraguai.
“As equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e Assistência Social já estão mobilizadas e nas ruas para ajudar a população”, disse o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos. Em uma postagem nas redes sociais, foram disponibilizados telefones para as famílias que precisam de algum tipo de ajuda.
A cidade continua sob o alerta de chuvas intensas até a manhã de sábado (18). Segundo o aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h).