Capital

Prefeitura forma mais 28 manicures e pedicures em curso para geração de renda

A Prefeitura de Campo Grande forma nesta sexta-feira (17), mais 28 manicures e pedicures qualificadas pelas oficinas da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). O curso, voltado para a geração de emprego e renda, começou há 15 dias no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vida Nova.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), o curso é viabilizado pela Gerência de Trabalho e Ações de Cidadania da pasta e direcionado ao público iniciante na profissão com prática das técnicas de cutilagem e esmaltação.

A ideia é possibilitar a capacitação profissional para inclusão no mercado de trabalho e aumento da renda doméstica. As aulas são gratuitas, assim como todo material disponibilizado em sala. Ao final, o aluno leva para casa o certificado de participação do curso.

A aposentada Sônia de Freitas contou que ficou feliz com a preocupação da gestão em levar para a comunidade do bairro, a oportunidade de aprender uma profissão. “Fiz o curso para ajudar na minha renda, mas fiquei mais satisfeita em ver as pessoas tendo a chance de um aprendizado. Moro aqui desde 2000 e sei o quanto essa comunidade merece oportunidades”.

Prefeitura forma mais 28 manicures e pedicures em curso para geração de renda

A coordenadora do Cras Vida Nova, Adriana Nascimento, explica que, por dia, a unidade atende em média 50 famílias e foi ouvindo essas pessoas que ela percebeu a necessidade de oferecer um curso próximo de suas residências. “Elas não precisam se deslocar para bairros distantes e é uma formação de interesse de todos. Já estamos estudando mais parcerias para oferecer cursos de computação e na área da beleza”.

Para garantir a aprendizagem da técnica de cutilagem, a professora Layssa Oliveira introduziu uma novidade nas aulas e fez com que as alunas treinassem a remoção de cutículas em uma laranja, técnica que auxilia o profissional a identificar o limite entre a cutícula e os vasos sanguíneos.

A professora revela que no início algumas alunas pensaram em desistir por acreditar que não entenderiam as técnicas, mas Layssa ressaltou a oportunidade de geração de renda e conseguiu que elas focassem no aprendizado.

“É muito importante levar esses cursos para as comunidades em vulnerabilidade porque as pessoas se sentem valorizadas, além de ser a oportunidade de trabalhar em casa e fazer seu próprio horário”, ressaltou.

A expectativa de incrementar a renda doméstica foi o que motivou a dona de casa Karolaine Ramires, a buscar o curso. “Já trabalho com carteira assinada, mas como sou mãe solo de dois filhos, preciso complementar minha renda”, disse.

Com o objetivo de atender a demanda e o interesse dos usuários que frequentam os 21 Cras da Capital, a gerente de Trabalho e Ações de Cidadania da SAS, Mirian Varella de Araújo está visitando todas as unidades e entregando o cronograma dos cursos programados para este ano para que os coordenadores decidam com a equipe e a comunidade, quais ações que desejam receber a partir de abril. Em março, a equipe da GTAC irá oferecer, em parceria com o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), o tradicional curso de Ovos de Páscoa, que será realizado no próprio FAC.

Os participantes irão aprender a fabricar ovos de chocolate com recheios diversos, além de técnicas de venda dos produtos, proporcionando uma fonte de renda extra durante o período.

A meta em 2023 é realizar 150 cursos nas áreas de embelezamento pessoal, culinária e artesanato, com destaque para os cursos de barista (profissional especializado em cafés de alta qualidade e também cria novas bebidas baseadas em café), técnicas de bico de confeiteiro, bala baiana e oficina de pão recheado. As oficinas em parceria com as demais secretarias devem contemplar 1,3 mil alunos.

“Queremos promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações voltadas à superação das vulnerabilidades sociais, por isso vamos manter e buscar novas parcerias para a realização das atividades”, afirmou Mirian.

Deixe um comentário