DestaquesPolítica

Após nova reunião, deputados cedem em prol do consenso na eleição da ALEMS

Faltando menos de 48 horas para o início das atividades legislativas em Mato Grosso do Sul, a alta cúpula do PSDB, dono da maior bancada e que comanda também o Governo do Estado, esteve reunida nesta tarde (30) com os deputados estaduais  para tratar de encerrar a possibilidade de racha interno diante de uma eventual disputa por cargos na eleição da nova mesa-diretora da Assembleia Legislativa (ALEMS).

Foram pelo menos três horas de encontro com portas fechadas para a imprensa na Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Na pauta, ficou acertado o voto de consenso de todos os tucanos pelo nome do deputado Gerson Claro (PP) para a presidência da Casa de Leis do Estado, tendo como primeiro vice-presidente o emedebista Renato Câmara, conforme nota distribuída mais cedo pelo partido, que também já confirmou fazer parte da chamada base-aliada do Governo.

Outro acerto, e talvez o ponto mais importante do encontro de hoje, foi na questão do cargo de 1º secretário da ALEMS, cuja função principal é administrar o caixa financeiro do Poder Legislativo, cuja previsão para este ano é de R$ 427.438.400,00 disponíveis. Para esse, estavam sendo cogitadas candidaturas dos deputados Jamílson Name e Paulo Corrêa e até mesmo a manutenção do atual, Zé Teixeira. Foi acertado o apoio em prol de Corrêa, que é o atual presidente.

Os detalhes da reunião não foram compartilhados pelos políticos com a imprensa, que aguardava do lado de fora. Aliás, os principais alvos Jamílson e Corrêa saíram sem dar declarações ou qualquer indicativo do que foi definido. Mara Caseiro, que foi a deputada estadual com o maior número de votos na última eleição, queria disputar a presidência da Casa, mas acabou sendo convencida a desistir e apoiar a indicação do partido aliado, o Progressista.

Aos jornalistas, Mara demonstrou muito descontentamento com a falta de apoio dentro do PSDB. “Era um momento importante para nós, mulheres. Eu tinha por dever, eu ou a Lia [Nogueira], de buscar esse espaço [de presidente da ALEMS]”, comentou a deputada. “Queria ser presidente, mas vou votar no Gerson”, complementou. Ela também adiantou que não ocupará nenhum outro cargo na Mesa-Diretora, da mesma forma que Jamílson Name.

Também estiveram no encontra os deputados Lia Nogueira, Zé Teixeira, Paulo Corrêa e Pedro Caravina, este último irá pedir o afastamento do cargo já que está como secretário estadual. Outros nomes confirmados foram o do próprio governador Eduardo Riedel (PSDB), o presidente estadual do PSDB e agora articulista Reinaldo Azambuja e o secretário-executivo do escritório de relações institucionais e políticas no Distrito Federal da Secretaria de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula.

Para o articulista Reinaldo Azambuja, o consenso era uma meta já buscada desde o final do ano passado para mostrar a força política do Estado. “O PSDB é um partido da pacificação. Tudo que a gente não quer é briga. Não é só nós, do PSDB, temos outros aliados para tentar uma chapa que respeite a proporcionalidade da Casa, com todo mundo podendo fazer parte de cargos e espaços importantes. Todos os seis, vão buscar pacificar uma chapa consensualizada”, comentou.

Para a segunda vice-presidência está cotado o nome de Coronel David (PL), para a terceira vice-presidência a indicação será em prol de Zé Teixeira. O terceiro secretário será Lucas de Lima (PDT). O PT também terá um cargo na nova mesa, provávelmente como Pedro Kemp sendo o segundo secretário. Entretanto, como temos dito aqui constantemente, se tratando de uma disputa de interesses, tudo pode mudar da noite para o dia e qualquer consenso pode ruir feito um castelo de areia.

Eleição na ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) abre as portas para a sessão solene de posse dos deputados estaduais que irão compor a 12ª Legislatura. O evento está marcado para a quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023, às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande.

Seguindo os dispositivos do Regimento Interno, os deputados diplomados se reunirão na sede da ALEMS em sessão preparatória, independentemente de convocação, para a solenidade de posse e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos nas duas Sessões Legislativas sequentes (2023 e 2024).

Serão recolhidos os diplomas e tomado o compromisso legal de todos os deputados. A eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta, à(s) chapa(s) ou a candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão. Um mesmo deputado poderá figurar em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que concorrendo ao mesmo cargo eletivo – confira todos os detalhes no Capítulo II do Regimento Interno.

Já no dia 2 de fevereiro, às 9h, também na sede da ALEMS, será realizada a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa (2023), com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), conforme prevê a Constituição Estadual. Haverá o hasteamento das bandeiras e a leitura da mensagem do Poder Executivo aos demais Poderes e ao povo, pelo novo governador.

Deixe um comentário