DestaquesGeral

Meteorologia aponta para semana de chuvas intensas em MS que podem chegar até os 70 mm

Chuvas intensas e temporais estão previstos para todo o Mato Grosso do Sul no decorrer da próxima semana, segundo aviso emitido pelo site de monitoramento climático Climatempo.com neste domingo (29).

O alerta aponta para a possibilidade de até 70 milímetros no acumulado entre a segunda (30) e a sexta-feira (03) principalmente na região sul (Grande Dourados) e leste do Estado. Em Campo Grande, o esperado é de 50 mm e em Corumbá, 30 mm.

O site explica que as instabilidades associadas a circulação dos ventos e um cavado na altura do Paraguai irão favorecer nuvens muito carregadas em todas as regiões do Estado.

Na segunda, as pancadas de chuva intercalam períodos de sol e melhoria e o ar fica abafado. Durante a tarde, todas as regiões ficam em alerta para temporais, inclusive Campo Grande, Ponta Porã e Sete Quedas.

Nas cidades que fazem divisa com São Paulo e Paraná, a nebulosidade persiste o dia todo e pode chover desde cedo. Além disso, durante os temporais as rajadas de vento aumentam, podendo variar de 60 a 80 km/h, com risco de raios e trovoadas.

No dia seguinte e na quarta-feira (1º) as instabilidades voltam a ganhar força, devido a uma frente fria na altura do oceano que reforça o fluxo de umidade no centro-sul do país.

O dia fica instável, com potencial já de chuva fraca de manhã nas cidades do sul e Grande Dourados. Durante à tarde acontecem os temporais típicos do verão, com raios e ventania.

A meteorologia reforça que a chuva continua no estado na primeira semana de fevereiro e vai ganhando intensidade nos próximos dias. Com o solo saturado, existe o risco potencial para transtornos como alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

Confira a previsão do acumulado de chuva para os próximos dias:

CO_pentadaprec_1
Chuva acumulada de 30/01/2023 a 03/02/2023

ALERTA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para chuvas intensas e tempestade até as 10h de segunda-feira (30) em 46 cidades.

A previsão aponta para a ocorrência de chuvas entre 50 e 100 milímetros no acumulado por dia, com ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, além de queda de granizo para 46 municípios, incluindo Campo Grande.

Estão sob alerta as cidade de: Água Clara, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Coronel, Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas e Vicentina.

O órgão recomenda em caso de rajadas de ventos, que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado que aparelhos elétricos e quadros de energia sejam desligados.

Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Deixe um comentário